Colóquio sobre a internacionalização da Língua Portuguesa será transmitido via internet

Data de publicação  04/03/2013, 11:16

Coloquio-Internacionalizacao-da-Lingua-Portuguesa

Entre os dias 06 e 08 deste mês, será realizado o Colóquio Internacional “A Internacionalização da Língua Portuguesa: Concepções e Ações”, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O evento será transmitido por meio de videoconferência pelo LINK.

O objetivo do encontro é fazer emergir contribuições sobre o papel hoje desempenhado pela língua portuguesa no mundo. O evento irá reunir pesquisadores e gestores públicos que discutirão ações que estão sendo realizadas neste campo, em uma tentativa de evitar a possível dispersão de atividades institucionais, públicas e privadas, além de otimizar investimentos na área.

O evento pretende ainda chamar a atenção da comunidade acadêmica para a realização da II Conferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial, evento oficial da CPLP, que acontecerá em Lisboa, em outubro e novembro de 2013, e da qual decorrerá o Plano de Ação para a Promoção, Difusão e Projeção do Português (2014-2017), a ser aprovado pelos Chefes de Estado e de Governo da CPLP na Cúpula/Cimeira de Dili, em Timor-Leste, em julho de 2014. Naquela ocasião, Timor-Leste assume a presidência da Organização e a presidência translada-se, pela primeira vez, para a Ásia.

A iniciativa é da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), que congrega professores das áreas de Letras e Linguística e que representa hoje mais de 120 programas de Pós-graduação na área, e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a agência linguística da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e que tem sede na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, na África.

Mais informações no site da ILLP.