Unilab realiza palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Data de publicação  07/03/2013, 10:00

Nessa sexta-feira (8), às 17h, acontecerá a primeira palestra do “Seminário Café com Letras: saberes acadêmicos e práticas docentes”. O evento é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Português, dos professores e do centro acadêmico do curso. A proposta é congregar docentes e estudantes em palestras produtivas sobre diversos temas atraentes que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.

De acordo com a coordenadora do curso de Letras e organizadora do evento, Ana Cristina Cunha da Silva, um dos objetivos do encontro é espertar o interesse dos alunos por pesquisas atuais na área de teoria linguística ou literária e até mesmo sobre a prática docente. “A partir do contato com as palestras dos pesquisadores, os alunos poderão decidir se irão optar pela carreira de pesquisa além da carreira da docência. Em optando pela carreira de pesquisa, poderão ter um os debates como um ponto de início em seu caminho”, explica a coordenadora.

Este primeiro encontro será realizado no auditório do Campus da Liberdade como uma forma de celebração do Dia Internacional da Mulher, já que traz uma palestrante mulher tratando de uma autora moçambicana. Semanalmente, haverá palestras com professores ou estudantes de Pós-Graduação que estejam pesquisando sobre algum tema da linguística ou literatura. Serão oito semanas consecutivas de palestras, em um total de 8h/a. A programação com os nomes dos próximos palestrantes estará disponível em breve aqui no site.

As inscrições para participar do seminário (que terá direito a certificado) começam nesta quinta-feira (07) e seguem até o dia 15 de março. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail cafecomletras01@gmail.com. Podem participar do evento os alunos do curso de Letras-Português bem como professores da rede pública das cidades vizinhas. Serão disponibilizadas 80 vagas (60 para os alunos da Unilab e 20 para a comunidade).

Informações sobre a palestra

Título: Paulina Chiziane e a representação da sociedade moçambicana

Palestrante: Maria do Carmo Ferraz Tedesco

Paulina Chiziane é a primeira mulher em Moçambique a escrever romances. Ela mesma despreza o título de “romancista” e insiste ser apenas uma “contadora das histórias que teria ouvido ao pé da fogueira”. Natural de Manjacaze, a província sulista de Gaza, Paulina estudou em Maputo, juntando à sua língua natal, o chope, o ronga e o português. Este aspecto já nos conduz à particularidade das experiências do “ser africano” que se apresentam na escrita da autora: conviver com diferentes culturas locais e com uma nacionalidade herdada de um processo colonial.

Os personagens dos romances de Paulina Chiziane transitam por essas experiências, pela cultura tradicional e ocidental. As histórias narradas falam das crenças, dos conflitos, das experiências individuais e coletivas e das relações entre as comunidades, considerando as diferentes tradições culturais de que esses setores são tributários.

A representação da sociedade moçambicana presente nos romances de Paulina Chiziane constitui um excepcional objeto de estudo. Sem esquecer em nenhum momento o estatuto de texto ficcional o uso das obras literárias tem como pressuposto o fato de as narrativas serem representações do mundo social e comportarem uma explicação do real, mesmo que os fatos ali descritos não tenham concretamente acontecido. Tampouco deve ser esquecido o fato de que tais representações são sempre determinadas pelos interesses dos grupos que as forjam e estão colocadas num campo de concorrências e de competições, cujos desafios se enunciam em termos de poder e de dominação (CHARTIER, 1990: 17).

Convite

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/03/CONVITE-palestra-Maria-do-Carmo.pdf”]

Ficha de inscrição

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/03/Ficha-de-inscrição-Seminário-Café-com-Letras.doc”]