Dia do Bibliotecário na Unilab será comemorado na próxima sexta-feira (15)

Data de publicação  12/03/2013, 12:29
Coordenadora da Biblioteca, Fátima Portela, ao lado de estudante da Unilab.

No dia 12 de março é comemorado o Dia o Bibliotecário. Para celebrar a data, a Unilab, por meio da Biblioteca, promove a mesa redonda “Novos Suportes Digitais e Bibliotecas Virtuais”, no próximo dia 15, às 13h, no Auditório do Campus da Liberdade. O evento é aberto à comunidade universitária.

Os palestrantes convidados são: o professor do curso de Biblioteconomia da UFC – Cariri, David Vernon Vieira, que vai abordar o tema “Information Commons – Os novos espaços informacionais nas bibliotecas”; a bibliotecária da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mírian Cristina de Lima, que vai conversar sobre: “O bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes digitais”; e a promotora universitária Pearson Brasil, Dhesirée Ellery, que vai falar sobre: “O mercado editorial de livros eletrônicos”. A mediação será realizada pelo coordenador de arte e cultura da Unilab, Fernando Leão.

A coordenadora da BU, Fátima Portela, comemora a data com as realizações conquistadas durante estes dois primeiros anos da instituição. “A BU é composta hoje por cinco bibliotecas, sendo três em funcionamento, que são do Campus da Liberdade, dos Palmares e de São Francisco do Conde, e duas em construção, que é a biblioteca virtual e do Campus das Auroras. Atualmente, nós temos um acervo adquirido de cerca de 47 mil livros. Isso é histórico”, explica Fátima Portela. A Unilab é também suplente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, representando a região Nordeste.

Palestrantes:

David Vernon Vieira: Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialização em Engenharia de Produção pela UFC (2001) e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Desde 2005, é professor assistente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará.

Mirian Cristina de Lima: Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-graduada em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É bibliotecária do Setor de Referência da Universidade de Fortaleza, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Base de Dados Digitais, Treinamento de Usuários, Novas Tecnologias, Comunicação Científica e Bibliometria.