Café com Letras desta sexta (15) aborda aplicação da Semiótica da Canção ao ensino de Língua Portuguesa

Data de publicação  13/03/2013, 09:39

cafe-com-letras

O Projeto “Café com Letras” desta sexta-feira (15) vai receber o Professor Doutor Ricardo Lopes Leite, que vai proferir a palestra: “A leitura da canção: uma experiência de aplicação da semiótica para professores de Cabo Verde”. O encontro será nesta sexta-feira a partir das 17h no auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção. Para receber o certificado de participação, os interessados devem preencher uma Ficha de Inscrição e enviar para o e-mail cris_cunha@unilab.edu.br ou entregar diretamente na Coordenação do Curso de Letras-Português.

Prof. Ricardo Lopes

No encontro, o professor vai apresentar uma experiência de aplicação da Semiótica da Canção ao ensino de Língua Portuguesa, realizada com professores de Cabo Verde. Trata-se de um curso anual denominado “A Leitura da Canção”, cujos objetivos são: a) refletir e discutir sobre a canção como forte meio de expressão cultural brasileiro e cabo-verdiano; b) apresentar e refletir sobre a canção como um gênero sincrético de, no mínimo, letra e melodia e compreender que ler isoladamente cada uma das linguagens é mutilar o objeto; c) apreender os modos de compatibilização entre melodia e letra presentes nas canções brasileira e cabo-verdiana a partir da escuta e da análise de canções; d) compreender os efeitos de sentido resultantes da articulação do verbal e do musical na canção; e e) produzir canções à luz dos modelos vistos no curso.

Ricardo Lopes

Ricardo Lopes é professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Também é coordenador do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará – SEMIOCE. Ricardo é doutor e mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará, e tem graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza.

O “Café com Letras” é um projeto de Extensão, com a iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Português, dos professores e do centro acadêmico do curso. A proposta é congregar docentes e estudantes em palestras produtivas sobre diversos temas atraentes que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.

Convite

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/03/CONVITE-palestra-Ricardo-Valendo.pdf”]