Paulo Speller se reúne com servidores da Unilab para falar sobre sucessão na reitoria

Data de publicação  13/03/2013, 09:53
Reitor Paulo Speller

O reitor da Unilab, Paulo Speller, se reuniu na tarde desta terça-feira (12) com professores, técnico-administrativos e um grupo de estudantes para uma conversa sobre o processo de sucessão na reitoria da Universidade. No último dia 1º de março, durante a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, em Redenção, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou publicamente o convite dirigido a Paulo Speller para que ele assuma a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação. O reitor aceitou o convite e aguarda nomeação no Diário Oficial da União.

auditório

No encontro desta terça-feira, Paulo Speller iniciou a conversa com os servidores e alunos bastante emocionado. Ele fez um panorama da vivência na Unilab desde 2008, quando foi nomeado para presidir a comissão de implantação da Universidade. “Foi um desafio muito instigante. Eu saí do Mato Grosso, onde já atuava como reitor (UFMT), e vim para uma cidade no interior do Nordeste tocar um projeto inovador, com caráter internacional”, disse. Após os dois anos de atividade da comissão de implantação, Paulo Speller foi nomeado pelo então ministro da Educação, Fernando Hadad, reitor pro tempore da Unilab, cargo que exerce até hoje.

Paulo Speller fez um relato das dificuldades enfrentadas mas ressaltou principalmente o envolvimento profissional e afetivo dele e de toda a equipe no projeto da Unilab. “E foi o sucesso desse trabalho coletivo que despertou os olhares do Mec e motivou o ministro a nos convidar para assumir a Sesu. Nós devemos encarar esse novo desafio como um reconhecimento do trabalho de todo o grupo, que assumiu o compromisso de construir uma universidade no interior do Nordeste, numa pequena cidade, com limitações de infraestrutura e que, mesmo assim, deu grande saltos na consolidação deste sonho”, assegurou Paulo. O reitor destacou a oferta de cursos de Graduação, presenciais e a distância; a expansão com a criação dos campi dos Palmares e São Francisco do Conde; a obra já bem adiantada do Campus das Auroras; os concursos públicos realizados para contratação de docentes realizados pela própria universidade e os novos projetos na área da Pós-graduação e Extensão.

Paulo Speller garantiu que todas essas experiências exitosas vão ser levadas em conta na escolha dos(as) novos(as) reitor(a) e vice-reitor(a) da Unilab. “Em reuniões com o ministro Aloizio Mercadante tenho colaborado com a discussão sobre o perfil dos novos gestores, que precisarão ser comprometidos com esses grandes desafios”, disse o reitor. “Nosso papel é de contribuir na definição desses perfis para que o Ministro possa fazer a escolha mais adequada”, acrescentou.

Reunião reitor servidores

Após as intervenções de alguns docentes, Paulo Speller disse que na próxima quarta-feira, dia 20 de março, terá uma nova reunião com o ministro Mercadante para tratar desse assunto. Ele finalizou assegurando a todos que continuará se esforçando para ajudar a Unilab nesse processo de consolidação. “Eu me comprometo que serei guardião do projeto da Unilab. Estarei na Sesu de portas abertas pra vocês e para a universidade. Eu continuo na Unilab. Levo a Unilab no coração”, concluiu.