‘Café com Letras’ desta semana discute experiências de Letramento Digital com estudantes da Educação Básica

Data de publicação  20/03/2013, 20:45

cafe-com-letras

O Projeto ‘Café com Letras’ desta sexta-feira (22) recebe o professor doutor Júlio Araújo (Hiperged/UFC), que vai apresentar o seminário “Letramentos Digitais Quadro a Quadro”. O encontro é aberto ao público, mediante inscrições, e começa às 17h no auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção.

Professor Júlio Araújo

Na palestra, o professor irá discutir os resultados de algumas experiências envolvendo a ampliação de letramento visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; STOKES, 2001; LEMKE, 2002;) em estudantes da Educação Básica que participaram de uma série de oficinas de letramentos digitais ministradas nas escolas públicas de Fortaleza. Estas oficinas fazem parte de um Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará chamado AMPLINKS (Ampliando Links), cujo objetivo é desenvolver ações que estimulem a ampliação dos letramentos digitais na cena pedagógica do ensino de língua materna. O foco das oficinas foi a criação de histórias em quadrinhos digitais (HQs) por meio de várias ferramentas que permitem a criação de HQs na web pelos participantes. Os resultados apontam que, logo na primeira versão de suas HQs, os alunos apresentam problemas relativos aos aspectos multimodais, aos usos inadequados de elementos de coesão e problemas de sequência textual. Após algumas rodas de conversa, elaborou-se uma série de intervenções pedagógicas que foram decisivas para que os usos das ferramentas digitais os auxiliassem nos exercícios de “refazimentos” de suas HQs. Temas como letramento visual, ferramentas digitais e ensino são focalizados especificamente.

Júlio Araújo é pós-doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. É coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL e membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

Ana Cristina Cunha, coordenadora do "Café com Letras"

Ana Cristina Cunha, coordenadora do “Café com Letras”

O Projeto “Café com Letras” é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Português e organizado pela Profa. Dra. Ana Cristina Cunha da Silva (coordenadora do curso), e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras produtivas sobre diversos temas atraentes diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura. As palestras também têm como objetivo despertar o interesse dos alunos por pesquisas atuais na área de teoria linguística, literária e prática docente. A partir do contato com as palestras dos pesquisadores, os alunos poderão decidir se irão optar pela carreira de pesquisa além da carreira no magistério.

O evento já atingiu o limite máximo de inscrições (80 no total – 60 para os alunos da Unilab e 20 para a comunidade) e estão encerradas. Os alunos inscritos terão direito a um certificado ao fim do ciclo de palestras desde que tenham frequência mínima de seis palestras.