Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Chamadas abertas para graduação sanduíche do Ciência sem Fronteiras encerram na próxima semana

Data de publicação  27/03/2013, 15:23
Saltar para o conteúdo da postagem

ciencia-sem-fronteiras1

As inscrições nas chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para bolsas de graduação sanduíche na Bélgica e na Finlândia estão abertas até o dia 5 de abril. Outros editais do Programa, sob a supervisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também se encerram no dia 6 de abril e contemplam bolsas de graduação sanduíche na Áustria, China e Irlanda. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única chamada.

Para as bolsas concedidas na Bélgica, há oportunidades para estudos em francês e em inglês. A parceria está dividida entre a Bélgica Francófona (língua francesa) pelo Conseil Interuniversitaire de la Communauté Français (CIU) e a Flamenga (inglês) com parceria do Conselho de Educação Superior da Região de Flandres. Este conselho representa as melhores universidades flamengas com um total de 27 instituições, sendo seis universidades e 21 colleges que se encontram dentro das 45 melhores instituições de ensino da Bélgica.Especificamente para esta chamada, além de fazer a inscrição no site do CsF, o aluno deve se inscrever diretamente na universidade de seu interesse (divulgada no portal “Study in Flanders”). O Programa terá início em setembro deste ano.

As chamadas para Bélgica e Finlândia já estão em sua segunda edição. A primeira foi lançada em maio de 2012 na Bélgica e resultou na inscrição de 165 candidatos e na seleção de 28 bolsistas. Incluindo os bolsistas que foram inseridos no Programa Ciências sem Fronteiras por cotas, encontram-se na Bélgica atualmente 138 bolsistas sendo 75 de graduação sanduíche e 63 de pós-graduação. Atualmente mais de 20% de todos os estudantes na Bélgica são internacionais e mais de 1/3 de doutorandos vêm do exterior. Na Finlândia, o CsF conta com 41 bolsistas, sendo 36 de graduação sanduíche, dois de doutorado pleno e dois de doutorado sanduíche. As áreas prioritárias de maior procura são as de engenharia eletrônica e naval e ciências biomédicas.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social – Capes

Para se inscrever, acesse o site do Programa Ciência sem Fronteiras.

Categorias