Chamadas abertas para graduação sanduíche do Ciência sem Fronteiras encerram na próxima semana
As inscrições nas chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para bolsas de graduação sanduíche na Bélgica e na Finlândia estão abertas até o dia 5 de abril. Outros editais do Programa, sob a supervisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também se encerram no dia 6 de abril e contemplam bolsas de graduação sanduíche na Áustria, China e Irlanda. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única chamada.
Para as bolsas concedidas na Bélgica, há oportunidades para estudos em francês e em inglês. A parceria está dividida entre a Bélgica Francófona (língua francesa) pelo Conseil Interuniversitaire de la Communauté Français (CIU) e a Flamenga (inglês) com parceria do Conselho de Educação Superior da Região de Flandres. Este conselho representa as melhores universidades flamengas com um total de 27 instituições, sendo seis universidades e 21 colleges que se encontram dentro das 45 melhores instituições de ensino da Bélgica.Especificamente para esta chamada, além de fazer a inscrição no site do CsF, o aluno deve se inscrever diretamente na universidade de seu interesse (divulgada no portal “Study in Flanders”). O Programa terá início em setembro deste ano.
As chamadas para Bélgica e Finlândia já estão em sua segunda edição. A primeira foi lançada em maio de 2012 na Bélgica e resultou na inscrição de 165 candidatos e na seleção de 28 bolsistas. Incluindo os bolsistas que foram inseridos no Programa Ciências sem Fronteiras por cotas, encontram-se na Bélgica atualmente 138 bolsistas sendo 75 de graduação sanduíche e 63 de pós-graduação. Atualmente mais de 20% de todos os estudantes na Bélgica são internacionais e mais de 1/3 de doutorandos vêm do exterior. Na Finlândia, o CsF conta com 41 bolsistas, sendo 36 de graduação sanduíche, dois de doutorado pleno e dois de doutorado sanduíche. As áreas prioritárias de maior procura são as de engenharia eletrônica e naval e ciências biomédicas.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social – Capes
Para se inscrever, acesse o site do Programa Ciência sem Fronteiras.