Programa Jovens Talentos para a Ciência está com inscrições abertas

Data de publicação  27/03/2013, 11:46

jovens-talentos-para-aciencia

O Programa Jovens Talentos para a Ciência, criado em 2012 pela Capes e CNPq, está com inscrições abertas até o próximo dia 28 de março. O programa é voltado para os estudantes que estão cursando o primeiro trimestre em 2012.3 e aqueles que ingressão na Unilab em 2013.1, em junho.

Todos os alunos calouros da Unilab serão cadastrados automaticamente no site do programa pelos coordenadores de cada curso. Porém, o estudante deve comparecer na Coordenação do seu curso até o dia 03 de abril para confirmar a participação na seleção. Os alunos serão selecionados por meio de uma prova de conhecimentos gerais, que será aplicada no dia 05 de maio, no Campus da Liberdade da Unilab. O teste possui uma pontuação mínima de 60 pontos.

Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 400,00 pelo período de 12 meses. O resultado será divulgado no dia 05 de junho. Para participar, os inscritos não podem ter vínculo empregatício e não acumular bolsa da universidade.

Na Unilab, o programa é coordenado pelo Núcleo de Apoio à Atividade Docente (NAAD) ligado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Artemis Pessoa Guimarães, coordenadora do NAAD, falou sobre a importância do programa para a formação dos estudantes. “Este programa representa uma excelente oportunidade para estimular o aprendizado acadêmico, uma vez que o bolsista poderá participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como é recomendável a dedicação ao estudo de línguas estrangeiras”, afirmou.

Programa Jovens Talentos para a Ciência

O programa incentiva à iniciação científica de estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico. Participam estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação. As bolsas terão por objetivo identificar precocemente nossos melhores Jovens Talentos entre os ingressantes universitários, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em ciência e tecnologia.