Café com Letras desta semana analisa o discurso literomusical brasileiro
O Projeto “Café com Letras” desta sexta-feira (19) recebe o professor doutor da UFC Nelson Barros da Costa. O docente vai apresentar os estudos sobre Música Popular Brasileira realizados pelo grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta) no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. O ponto de partida é o livro, de autoria dele, “Música Popular, Linguagem e Sociedade: analisando o discurso literomusical brasileiro” (Curitiba: Ed. Appris, 2012), que persegue o desafio de descrever, do ponto de vista discursivo, tendências e movimentos estéticos na Música Popular Brasileira do período que vai do final dos anos 1950 até o início dos anos 1990. O encontro começa às 17h no Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção.
Nelson pretende também demonstrar que a prática literomusical brasileira adquiriu em nosso país um estatuto constituinte: um discurso que tem por projeto propor maneiras de pensar e viver em sociedade, dizendo-se ligado a fontes legitimantes a fim de servir de fundamento para os outros discursos, e fundar um panthéon de grandes nomes, modelos ao mesmo tempo para si e para a coletividade. O referencial teórico é o da Análise do Discurso orientada por autores como Maingueneau, Bakhtin e Foucault.
Café com Letras
O “Seminário Café com Letras” é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Português e organizado pela Profa. Dra. Ana Cristina Cunha da Silva (coordenadora do curso), e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras produtivas sobre diversos temas diretamente relacionados com as áreas de Linguística e Literatura.
O evento já atingiu o limite máximo de inscrições (80 no total – 60 para os alunos da Unilab e 20 para a comunidade) e estão encerradas. Os alunos inscritos terão direito a um certificado ao fim do ciclo de palestras desde que tenham frequência mínima de seis palestras.