Seminário Café com Letras abordará a relação entre o contexto sócio-histórico e os gêneros do discurso

Data de publicação  24/04/2013, 09:22

cafe-com-letras

No próximo dia 26, às 17h, acontecerá mais uma edição do Seminário Café com Letras, no Auditório da Unilab. O evento receberá a professora do curso de Letras da UFC, Aurea Suely Zavam, que abordará o tema “Contexto sócio-histórico e gêneros do discurso: implicações em procedimentos analíticos”.

Os alunos inscritos terão direito a certificado ao fim do ciclo de palestras desde que tenham frequência mínima de seis palestras. As inscrições já estão encerradas.

Deysiane Mendes, aluna do curso de Letras, já participou de outros encontros e afirma que: “o projeto tem temas atraentes não só para os estudantes de Letras, mas para qualquer pessoa que goste de Literatura e das áreas de comunicação, o que faz dele muito interessante para o corpo discente da UNILAB. Adorei a iniciativa da nossa coordenadora e dos demais que estão envolvidos na elaboração do projeto. Estão todos de parabéns! Acredito que vou crescer muito profissionalmente e ‘mentalmente’.”, comenta.

“Estou gostando muito das palestras. Foram ótimas. Especialmente a primeira, que falava sobre a escritora moçambicana Pauline Chiziane. Eu tenho um pouco de conhecimento sobre essa escritora, mas nunca tive a oportunidade de ouvir falar sobre a sua obra e seus temas. Muito obrigada pela chance de ter acesso às palestras”, diz a estudante do curso de Letras, Libania Fernandes.

Sobre a palestra

A história dos gêneros está indissociavelmente atrelada à história, em toda a sua dimensão – social, política, econômica, cultural. Quando se estudam os textos, é necessário, portanto, buscar uma aproximação das condições de produção e circulação à época em que foram veiculados tais textos para melhor compreender o fenômeno que se manifesta, ainda que sob outras circunstâncias, se for o caso, sobretudo, de textos de uma sincronia passada. As condições políticas, econômicas, sociais e culturais forjam, portanto, o surgimento de um gênero, que nasce e circula marcado por contingências desses âmbitos. Atrelada a esse contexto que engendra os gêneros do discurso, está a história dos atores sociais que deles tomam parte, no mínimo dois: enunciador e enunciatário. No caso do editorial de jornal, tomado como objeto de análise, a interpretação de acontecimentos que estiveram por trás, como pano de fundo, da materialização dessa tradição discursiva, bem como a história dos sujeitos discursivos nela envolvidos nos serviram para compreender melhor o que revelavam os dados levantados.

Seminário Café com Letras

O “Seminário Café com Letras” é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Português e organizado pela Profa. Dra. Ana Cristina Cunha da Silva (coordenadora do curso), e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura. Despertar o interesse dos alunos por pesquisas atuais na área de teoria linguística ou literária e, até mesmo, sobre a prática docente são objetivos desta atividade.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/04/CONVITE-palestra-Aurea1.doc”]