Comissões de Implantação do Programa de Mestrado da Unilab se reúnem nestes dias 26 e 27

Data de publicação  26/04/2013, 11:10
Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Socorro Rufino, abre a programação do encontro.

Nestes dias 26 e 27, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppge) realiza encontros com os Grupos de Trabalho (GT) para sistematizar as propostas dos mestrados acadêmicos da Unilab. A universidade tem até o dia 09 de maio para encaminhar a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) as sugestões elaboradas pelas Comissões responsáveis pela criação dos primeiros cursos de Pós-graduação Stricto Sensu. As Comissões pretendem enviar as seguintes propostas: Programa de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis e o Programa de Pós-Graduação em Humanidades e Letras.

Professora Graciela Ines Bolzon de Muniz ministra palestra sobre a elaboração de propostas de mestrados acadêmicos.

A programação iniciou nesta sexta-feira (26) com a palestra de Graciela Ines Bolzon de Muniz, coordenadora de Pesquisa da Universidade Federal do Paraná e consultora de órgãos como a Capes, o CNPq e a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). O tema do encontro foi “Pesquisa e Pós-Graduação: abordagem da CAPES na organização de grupos, projetos e linhas de pesquisa”. Na ocasião, a professora auxiliou os representantes das duas Comissões para a finalização das propostas de criação dos Mestrados, além de dar orientações sobre como elaborar linhas e grupos de pesquisas.

“É preciso saber qual é o perfil que se pretende atrair com esses novos cursos e ter como grande objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas que estão inseridas no contexto das pesquisas, percebendo, no caso da Unilab, as semelhanças que existem entre as realidades da Região do Maciço de Baturité e dos países africanos. Além disso, as propostas devem estar alinhadas com a missão da instituição”, destacou Graciela. Ela falou ainda sobre os requisitos solicitados pela Capes para aprovação das propostas, em que estas devem levar em consideração a experiência mínima dos pesquisadores em orientações e publicações em revistas qualificadas e a relevância do projeto para a região onde a pesquisa está inserida.

Representantes das Comissões participam do encontro

O encontro segue até este sábado (27) com as reuniões das Comissões em Grupos de Trabalho. Colabora também com o debate a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marinêz Isaac Marques.