Seminário Café com Letras discute os modos de falar de homens e mulheres

Data de publicação  02/05/2013, 09:30

cafe-com-letras

Nesta sexta-feira (03), ocorrerá mais uma edição do Seminário Café com Letras, às 17h, no Auditório da Unilab. O evento receberá a professora Geórgia Maria Feitosa e Paiva, que irá abordar o tema “A polidez linguística no falar de homens e mulheres”.

Os alunos inscritos terão direito a certificado ao fim do ciclo de palestras desde que tenham frequência mínima de seis palestras. As inscrições já estão encerradas.

Sobre a palestra

Muito se discute a respeito de como homens e mulheres são diferentes, e mesmo compartilhando o mesmo código, cada qual faz uso peculiar da língua, levando alguns estudiosos a tentar compreender quais são as sutilezas que fazem o universo feminino e masculino parecerem tão diferentes. Entre os fatores que distinguem o falar de homens e mulheres, destaca-se a polidez linguística, definida como um modo de linguagem, cujas finalidades são evitar e reduzir possíveis conflitos em interações. Com base na polidez, homens e mulheres procuram se comunicar de formas distintas, levando a sociedade, em geral, a perceber o sexo feminino como mais polido, se comparado ao masculino.

Seminário Café com Letras

O “Seminário Café com Letras” é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Português e organizado pela coordenadora do curso, Ana Cristina Cunha da Silva, e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura. Despertar o interesse dos alunos por pesquisas atuais na área de teoria linguística ou literária e, até mesmo, sobre a prática docente são objetivos desta atividade.