Prêmios Jovem Cientista 2013 e Guia do Estudante estão com inscrições abertas

Data de publicação  08/05/2013, 11:43

Estão abertas as inscrições para dois prêmios voltados para iniciativas desenvolvidas dentro da área acadêmica. O primeiro, Prêmio Jovem Cientista 2013, é destinado a estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior, mestres e doutores. Já o segundo, Prêmio Guia do Estudante – Destaque do Ano, contempla ações realizadas pela própria instituição universitária.

Prêmio Jovem Cientista 2013

premio-jovem-cientista

As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista estão abertas até o dia 30 de agosto. O prêmio é voltado para estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior, mestres e doutores. O tema desta edição é “Água: desafios da sociedade”.

Para o Ensino Médio, as linhas de pesquisa poderão estar contempladas nos seguintes temas: Gestão de bacias hidrográficas; Tratamento e reuso da água; Água e saúde pública; Uso da água para geração de energia; e Tecnologias para dessalinização da água.

Já para as categorias do Ensino Superior, mestres e doutores, poderão ser enviados trabalhos na área: Gestão inovadora dos recursos hídricos aplicada ao uso do solo e à gestão ambiental; Causas e consequências das florações de cianobactérias em mananciais de abastecimento de água; Eventos hidrológicos extremos e sistemas de alerta; Gerenciamento da água no meio urbano: novas tecnologias para minimizar alagamentos; Impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos; Uso racional e eficiente da água: gerenciamento, aproveitamento e reuso; dentre outros.

Os vencedores das categorias Mestres e Doutores serão agraciados com R$ 30 mil (1º lugar); R$ 20 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (3º lugar). Os estudantes do Ensino Superior receberão R$ 15 mil (1º lugar), R$ 12 mil (2º lugar) e R$ 10 mil (3º lugar) e os estudantes do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares ganharão laptops.

O prêmio é oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Roberto Marinho (FRM), e as empresas GE e Gerdau.

Mais informações: site do CNPq.

Prêmio Guia do Estudante – Destaque do Ano

premio-guia-estudante-2013-santander

As inscrições para a quarta edição do Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano – também estão abertas, com o prazo até o dia 17 de setembro. A iniciativa, que faz parte dos Prêmios Santander Universidades 2013, tem como objetivo reconhecer as instituições de ensino superior (IES) que mais se destacaram nos últimos doze meses – de julho de 2012 a junho de 2013 – em quatro aspectos do mundo acadêmico.

Em 2013, as categorias escolhidas são:

– Uso de recursos tecnológicos: identificar as IES que fazem uso das novas tecnologias de informação e comunicação na busca de melhores resultados, tanto no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem de seus alunos como às questões relativas à gestão acadêmica.

– Autoavaliação institucional: para além das exigências legais (Sinaes, do MEC), reconhecer as IES que desenvolveram os mais eficazes processos de autoavaliação e/ou, que a partir deles, conseguiram implementar mudanças que contribuíram para a melhoria do seu desempenho acadêmico.

– Parceria com o setor privado: apontar as IES que mais têm atraído investimentos do setor privado e que melhores resultados têm demonstrado na aplicação em projetos e pesquisas, de modo a promover um rico intercâmbio entre universidade e setor produtivo.

– Investimentos em áreas estratégicas: selecionar as melhores iniciativas desenvolvidas pelas IES que estejam relacionadas à formação de profissionais para as áreas estratégicas para o desenvolvimento do país (contempladas no Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal).

Para inscrições e mais informações, acesse o site: http://universidades.ciatech.com.br