Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Semana de Enfermagem da Unilab inicia programação nesta segunda-feira (13)

Data de publicação  13/05/2013, 11:58
Postagem Atualizada há 9 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
semana-da-enfermagem-unilab-

Evento ocorre no Anfiteatro da Unilab até esta terça-feira (14)

A 1ª Semana da Enfermagem da Unilab teve início na manhã desta segunda-feira (13), com a mesa de abertura e a conferência que abordou o tema principal do evento “Consciência profissional e a enfermagem no cuidado com a vida”. O encontro segue até amanhã (14).

Pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, ao lado das professoras Emília Chaves e Andrea Linard.

Pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, ao lado das professoras Emília Chaves e Andrea Linard.

Diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Andrea Linard

Diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Andrea Linard

Durante a mesa de abertura, a pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, que representou a reitora da Unilab, Nilma Gomes, citou o papel das profissionais que estiveram à frente das primeiras ações do curso de Enfermagem, com destaque para as professoras Andrea Linard, Emília Chaves, Juliana Jales e Rafaella Pessoa. Na ocasião, a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Andrea Linard, agradeceu aos parceiros que contribuem e já contribuíram para a realização das atividades do curso, em especial, ao ex-reitor da Unilab, Paulo Speller, e Maria Elias Soares, que atuou como vice-reitora. “É muito bom quando vemos um sonho concretizado”, comentou.

coordenadora-enfermagem-rafaella-pessoa-semana-da-enfermagem-unilab-

A coordenadora do curso de Enfermagem, Rafaella Pessoa, ressaltou o marco histórico desse momento já que é a primeira semana promovida pelo curso. “Espero que os estudantes e profissionais da região aproveitem esse evento para aprender e discutir sobre o nosso tema principal. Além disso, contamos com a presença de especialistas da área, como é o caso da professora Eucléa Gomes Vale e a norte-americana Trace Header Herdman”, afirmou. Durante a Semana também é comemorado o Dia do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio.

Eucléa Gomes Vale

Eucléa Gomes Vale

A conferência de abertura, que teve como tema “Consciência profissional e a Enfermagem no cuidado com a vida”, contou com a participação da integrante do Conselho Estadual de Saúde, Eucléa Gomes Vale, que já atuou como professora da Universidade Estadual do Ceará, enfermeira assistencial do Ministério da Saúde e diretora da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). “Esse assunto tem relação com os anseios da Enfermagem no mundo atual, que é tão competitivo e individual. Então, é uma forma de sensibilizar os profissionais da área da saúde ao cuidado e ao cuidado com a vida, que é o bem mais precioso. Não há possibilidade de cura, sem o cuidado que atenda às necessidades biológicas, psicológicas e espirituais do paciente. Lembrando que deve ser uma cura sem causar danos à saúde, evitando erros, negligência, imperícia ou imprudência”, destacou.

Trace Heather, palestrante (da direita)

Trace Heather, palestrante (da direita)

O evento continuou no período da tarde com a palestra “Processos de Enfermagem”, com a presença da diretora executiva da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) e editora do livro Nursisng Diagnosis, Trace Heather Herdman. Segundo a palestrante, a enfermagem vem com essa perspectiva de cuidar e pensar no próximo, “muito mais que pensar em um diagnóstico médico”, disse Trace. A programação segue nesta terça-feria (14) com debates e a participação de profissionais de saúde do Maciço de Baturité e representantes dos órgãos competentes à área da Enfermagem.

Programação completa

programação-semana-da-enfermagem

Categorias