Programa Hospedagem Solidária abre inscrição para estudante anfitrião

Data de publicação  17/05/2013, 21:03

A Unilab, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Administração (Proad), lançou nesta sexta-feira (17) o Edital N° 01/2013 do Programa Hospedagem Solidária (PHS). O programa tem como objetivo assegurar o acolhimento inicial de estudantes estrangeiros e brasileiros calouros que têm residência a mais de 100 km da sede da Unilab ou moram em comunidades de difícil acesso. A iniciativa pretende  promover a integração entre os alunos veteranos e os recém-chegados.

Neste momento, o edital divulgado é para os estudantes veteranos dos cursos presenciais de graduação que poderão se candidatar como anfitriões. O período de inscrição está aberto entre os dias 17 e 20 de maio. A entrega da documentação deve ser realizada no próximo dia 20.

Os interessados em acolher os alunos calouros receberão uma ajuda de custo para auxiliar na estadia e alimentação dos primeiros 45 dias desse novo hóspede. O valor da diária, por estudante, vai variar entre 15,00 (no caso de na mesma residência serem acolhidos mais de um aluno) e 20,00 (um aluno por residência).

A ideia é que, após o período de 45 dias, o calouro possa ter acesso e seja inserido ao Programa de Assistência ao Estudante (PAES) da Unilab. Em breve, será divulgado o edital para estudantes calouros que pretendem ser acolhidos.

Para participar como anfitrião, o estudante deve preencher os seguintes requisitos:

O aluno veterano com interesse em participar do Programa Hospedagem Solidária na condição de Anfitrião deverá atender aos seguintes requisitos:

– Possuir endereço residencial em municípios que sediam os Campi ou unidades acadêmicas da Unilab;

– Apresentar Termo de Reponsabilidade sobre a Hospedagem Solidária e de que sua residência se adequa aos seguintes requisitos para fins de hospedagem;

– Apresentar documentação comprobatória de que se encontra regularmente matriculado e frequentando as aulas;

– Ter no mínimo 18 anos no período da inscrição no Programa;

– Não apresentar pendência de ordem administrativa ou financeira junto às unidades de gestão da Unilab;

– Não apresentar processo tramitando ou em julgado que possa resultar ou tenha resultado em qualquer tipo de sansão disciplinar;

– Apresentar cadastro de informações pessoais, atualizado junto à unidade de gestão do Programa;

O processo seletivo está dividido em duas etapas:

– Inscrição: o estudante deve preencher o Formulário de Inscrição e entregar a documentação na Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE/Prograd), nos dias e horários previstos.

– Análise documental: a documentação dos estudantes inscritos subsidiará a análise pela Comissão de Seleção.

– Visita domiciliar: A critério da unidade de gestão responsável pelo Programa, o estudante inscrito como Anfitrião poderá ser visitado para conhecimento in loco das condições da oferta de hospedagem indicada em formulário próprio no período da seleção.

Edital N° 01/2013 – Programa de Hospedagem Solidária (PHS)

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2011/08/Edital-001.2013-PROGRAD.PROAD-Hospedagem-Solidária.pdf”]