Unilab celebra 11 anos da independência de Timor Leste

Data de publicação  20/05/2013, 15:09
Evento ocorreu nesta segunda-feira (20), no Anfiteatro da Unilab.

Na manhã desta segunda-feira (20), a Unilab comemorou os 11 anos de restauração da independência de Timor Leste. Em uma festa organizada pelos estudantes de Timor, com o apoio da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE/Prograd), da Coordenação de Arte e Cultura (CAC/Proppge) e da Pró-Reitoria de Administração, a história do país foi relembrada e contata por meio de relatos dos alunos timorenses e de profissionais que moraram em Timor temporariamente, da dança, da poesia, da música e da dramatização.

Vice-reitora da Unilab, Fernando Afonso.

O vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso, saudou os participantes e destacou o momento de celebração e reflexão desta data tanto para os timorenses quanto para os brasileiros. “Há muitos elos entre a história do Brasil e de Timor Leste. Este momento é importante para pensar neste conceito de independência. Brasil e Timor ainda não venceram totalmente a colonização, e ainda têm pela frente o imperialismo. Temos que manter viva essa vontade e necessidade de independência”, comentou.

Wanda Peres

Após da mesa de abertura, foi realizada uma palestra com o tema “Timor Leste e o dia 20 de maio: múltiplos significados e olhares”, com presença de Marcelo Maia, do Tribunal de Justiça do Ceará, e Wanda Peres, da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará, que moraram e estiveram inseridos no contexto educativo de Timor-Leste. Wanda Peres morou no país entre 2005 e 2008, além de ter ido a outras missões em 2010 e 2012. Ela coordenou o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP)/ Capes. Em uma análise sobre essa vivência, ela falou: “Foi um momento de muita aprendizagem e superação das dificuldades. O timorense é um povo muito resistente e de grandes estratégias”, disse.

Marcelo Maia

Marcelo Maia esteve no país durante todo o ano de 2012, onde foi professor do curso de Administração Pública na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL). Além de falar sobre a sua experiência com a cultura local, Marcelo estimulou à reflexão dos estudantes sobre o sentido de independência nacional e pessoal por terem vindo ao Brasil. “A partir dessa experiência, eu tenho a satisfação de ter contribuído com a formação deles, discutindo sempre a forma timorense de administrar, fortalecendo e potencializando as ações desenvolvidas por eles próprios”, comentou.

Sate, prato típico do Timor.

Raba-raba, prato típico de Timor-Leste

Raba-raba, prato típico de Timor Leste

Para marcar ainda a celebração dos 11 anos de independência do Timor, o Restaurante Universitário preparou o almoço com pratos típicos do país, foram eles: Raba-raba e sate.

Jorge Marinho, coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (Nucel).

Lançamento foi realizado por Jorge Marinho, coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (Nucel).

Na ocasião, também foi realizado o lançamento do IV do Torneio Independência da Unilab, que ocorrerá a partir do próximo dia 03 de junho. As inscrições encerram nesta segunda-feira (20). Serão realizados jogos de vôlei, futsal e tênis de mesa, nas modalidades feminino e masculino, além do xadrez. Nesta edição, serão comemoradas as independências de Timor-Leste, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Está marcado para setembro o V Torneio Independência. Segundo o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (Nucel), Jorge Marinho, o principal objetivo do torneio esportivo é promover a integração entre os estudantes de diferentes países.

A comemoração da Restauração da Independência do Timor Leste faz parte da programação do Maio da Liberdade. Para saber mais, acesse a página AQUI.

Mais imagens da comemoração da independência de Timor Leste:

apresentacao-artistica-danca-comemoracao-dia-da-independencia-de-timor-leste-

Apresentação teatral sobre casamento tradicional timorense.

apresentacao-artistica-participantes-comemoracao-dia-da-independencia-de-timor-leste-

apresentacao-artistica-poema-comemoracao-dia-da-independencia-de-timor-leste-

unilab-comemoracao-dia-da-independencia-de-timor-leste-