Reitora convida comunidade para comemorar aniversário da Unilab e Dia da África neste sábado (25)

Data de publicação  23/05/2013, 11:26

Neste sábado (25), a Unilab comemora dois anos de atividades letivas, iniciadas no Campus da Liberdade, em Redenção. É também o Dia da África, quando se festeja a fundação da Organização da Unidade Africana – OUA. Para marcar a data, a universidade realiza uma série de atividades comemorativas e acadêmicas com a participação de estudantes, servidores e a comunidade do Maciço de Baturité.

Nilma Gomes, reitora da Unilab

A reitora Nilma Gomes convida a todos a participarem da programação e conta com a presença efetiva da comunidade universitária e da população do Maciço. “Vamos comemorar juntos esse momento tão importante para a Unilab”, disse.

Veja em detalhes a programação do Maio da Liberdade:

banner-maio-da-liberdade

Aniversário da Unilab e Dia da África (Dia 25)

No dia 25, data que também se comemora o Dia da África, instituída pela Organização da União Africana (OUA), a Universidade receberá servidores, discentes, moradores da Região do Maciço de Baturité e convidados para conferir as mostras culturais realizadas por estudantes e grupos convidados e a apresentação do projeto da Praça de Convivência e Esportes do Campus da Liberdade, em Redenção, que está em fase de construção. A atividade terá início às 10h30, no Pátio do Bloco Administrativo. Evento aberto ao público!

Biblioteca – 02 anos (Dia 24)

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Unilab comemora nesta sexta-feira (24) dois anos de atividade na unidade do Campus da Liberdade, em Redenção. A programação começa às 13h30 com peça de teatro, conversa sobre DST, apresentação dos programas Ciências sem Fronteiras e Inglês sem Fronteiras, recital de poesias, show com repentistas e exibição de vídeos. Aberto ao público!

Eventos acadêmicos (Dias 23, 27 e 28)

Como parte da programação, acontece no dia 23, às 9h, no auditório do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), a mesa redonda sobre “Islã, espiritualidade africana e a luta política: caso Mali”, com os professores Sheik Modibo (Mali), Franck Ribard (UFC) e Bas´Ilele Malomalo (Unilab). Na ocasião, haverá a exposição de artesanato da Senhora Naná, artista de Mali, do centro-ocidental africano.

No dia 27 e 28, as palestras serão realizadas na Sala 01 do Campus da Liberdade da Unilab, em Redenção e são voltadas para educadores da rede pública de ensino, estudantes e a comunidade no geral. Na segunda-feira (27), às 14h, o professor Sheik Modibo (Mali) abordará o assunto “África contemporânea: espiritualidade, ancestralidade e política”. Já no dia 28, a partir das 14h, serão realizadas as palestras “Movimentos Negros: USA, Caribes e Brasil e Ações Afirmativas”, com a professora Vera Regina Rodrigues da Silva; “Panafricanismo e Renascimento africano e das diásporas africanas, 1963-2013”, com o professor Bas´Ilele Malomalo. Às 19h, ocorrerá a terceira palestra com o tema “Cultura africana, ritos de passagem e educação”, com o professor Sheik Modibo (Mali).

Reuniões Técnicas (Dias 24 e 25)

Nos dias 24 e 25, a Unilab receberá a III Reunião Técnica Internacional do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS) e a II Reunião Técnica da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros (Cadara). Além dos debates realizados com os membros dos grupos, estas reuniões terão encontros abertos ao público. São estes:

– Dia 24, às 17h: Mesa redonda – “Educação e Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento: realidade, desafios e possibilidades no contexto da CPLP”, com os expositores: Jacqueline Freire (ECOSS/Unilab), Paulino de Jesus Francisco Cardoso, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e integrantes da Rede de Cooperação Sul-Sul entre os Países de Língua Oficial Portuguesa sobre Educação de Jovens e Adultos.

– Dia 25, às 9h: Mesa redonda – “Educação em África e dos Afro-Brasileiros: direitos, saberes, desafios e perspectivas”, com os expositores: Macaé Evaristo (SECADI), Luís Tomás Domingos (Unilab) e integrantes da Rede de Cooperação Sul-Sul entre os Países de Língua Oficial Portuguesa sobre Educação de Jovens e Adultos.

Programação cultural (Dia 29)

A Quarta Cultural Maciço de Arte do dia 29 terá a oficina “Conhecendo a África pela dança, música e poesia”, ministrada pelo professor da Unilab, Bas´Ilele Malomalo. O evento ocorrerá no Anfiteatro da Unilab, às 19h.

Além disso, do dia 23 a 25 de maio, a Unilab receberá a exposição de artesanato da Senhora Naná, do Mali, e de artistas da Região do Maciço de Baturité.

Para saber mais, acesse a página do Maio da Liberdade.