Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Reitora da Unilab participa de celebração do Dia da África em São Paulo

Por reginaldo
Data de publicação  27/05/2013, 15:29
Saltar para o conteúdo da postagem

A reitora da Unilab, Nilma Gomes, é uma das convidadas da Prefeitura de São Paulo  para o evento D’África-São Paulo, que celebra o Dia da África, nesta segunda-feira, a partir das 16h30. A cerimônia também marca a apresentação das políticas étnico-raciais projetadas para a cidade. Estão confirmadas as presenças do prefeito Fernando Haddad,  e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado na cerimônia. O evento, organizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, terá transmissão ao vivo pelo site da Prefeitura.

A homenagem ao ex-presidente Lula se dará por conta da aprovação da lei, entre outras políticas executadas para a promoção da igualdade racial no País, durante o seu governo. Na celebração, o secretário Netinho de Paula anunciará a criação do Grupo de Trabalho “Educação das Relações Étnico-raciais” para elaborar proposta de implementação, acompanhamento e monitoramento da Lei 10.639/2003, que institui o ensino da História da África nas escolas públicas e privadas. O Grupo de Trabalho será composto pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Governo, além de Igualdade Racial.

De acordo com o secretário Netinho de Paula, a comemoração marca um momento importante na cidade de São Paulo, pois o prefeito, além de criar a Secretaria de Igualdade Racial, priorizou a área da educação com o reforço ao ensino da historia da África (Lei nº 10639) nas escolas públicas e privadas.

Dia da África

O Dia da África foi instituído pela União Africana (antiga Organização da Unidade Africana) ressaltando o momento de sua criação – 25 de Maio de 1963, como forma de celebrar e lembrar o Continente Africano como parte da historia, da memória, e, dos valores civilizatórios mundiais. Esta data reflete o compromisso político dos líderes africanos e destes com instituições internacionais, visando à aceleração do fim da colonização do continente. Nesta perspectiva, nos últimos anos a agenda governamental brasileira se intensificou junto ao Continente Africano reforçando os laços históricos e incrementando a relação econômica, política, social e cultural.

Ao longo das três últimas décadas, em função da negociação entre o Movimento Negro e a organização de mulheres negras com o Estado brasileiro, foram criados órgãos de promoção da igualdade racial – Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra no Estado de São Paulo (1984), a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra no Município de São Paulo (1989); a Fundação Cultural Palmares vinculada ao Ministério da Cultura (1988); e, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República (2003).

Categorias