Gestores municipais do Maciço de Baturité discutem os desafios da Educação Básica na Unilab

Data de publicação  03/06/2013, 20:18
Gestores municipais e secretários de Educação do Maciço de Baturité

A reitora da Unilab, Nilma Gomes, recebeu hoje (03), no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção, gestores municipais e secretários de Educação da Região do Maciço de Baturité. O encontrou contou ainda com a participação do reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, que aproveitou uma viagem ao Brasil para conhecer o projeto da Unilab.

Nilma Gomes, reitora da Unilab

O objetivo do encontro foi promover uma aproximação ainda maior entre a universidade e agentes responsáveis pela educação básica nos municípios que compõem a região e, com isso, estabelecer uma parceria para a formulação de novas políticas de gestão para a área. Um dos projetos apresentados foi uma pesquisa realizada pelo Observatório da Educação no Maciço de Baturité (OBEM), coordenado pela professora Sofia Lerche, professora pesquisa do Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) na Unilab. O estudo foi desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará.

Sofia Lerche, coordenadora do OBEM

O projeto OBEM pesquisa a situação da política educacional e da gestão escolar em cada município do Maciço de Baturité e, a partir desta aproximação, analisar, propor e desenvolver estratégias de intervenção para a região como um todo e para cada município em particular. Fazem parte do estudo os municípios de Acapare, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Redenção, Guaiuba e Caridade.

Desde o início de 2012, O Projeto OBEM já realizou atividades como: elaboração de instrumentais; coleta de dados quantitativos; entrevistas com gestores municipais de educação, diretores e coordenadores escolares; primeiras aproximações aos dados e elaboração de vídeo e artigos. Nesse momento, estão sendo realizados os encontros com os gestores municipais e escolares para o planejamento de estratégias e programas para enfrentar os desafios identificados pela pesquisa.