Reitora Nilma Lino, da Unilab, é homenageada com Comenda da Ordem de Rio Branco

Data de publicação  14/06/2013, 17:00

Nilma Lino Gomes (destaque

A professora Doutora Nilma Lino Gomes receberá, na próxima segunda-feira (17/06), a Comenda da Ordem de Rio Branco, uma das condecorações mais importantes do governo brasileiro. A condecoração é oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) a personalidades que se destacam em promover o Brasil nas esferas cívica e cultural e será entregue durante cerimônia realizada no hall do Palácio Itamaraty, em Brasília, a partir das 11h30.

Nilma Lino atualmente é reitora pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab e é reconhecida por seu engajamento na luta e compromisso com as relações étnico-raciais na educação brasileira. Atualmente, ela é professora associada do Departamento de Administração Escolar da UFMG, bolsista de Produtividade/CNPq, coordenadora-geral do Programa Ações Afirmativas na UFMG e do NERA – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas.

A reitora da Unilab também é membro do Conselho Nacional de Educação, onde integra a Câmara de Educação Básica. Tem experiência na área de Educação e Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: organização escolar, formação de professores para a diversidade étnico-racial, movimentos sociais e educação, relações raciais, diversidade cultural e gênero.

Paulo Speller também recebe a homenagem

Além de Nilma Gomes, o secretário da Educação Superior (Sesu) e ex-reitor da Unilab, Paulo Speller, também receberá o grau de Comendador da Ordem de Rio Branco na mesma ocasião. Integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), onde presidiu a Câmara de Educação Superior entre 2010 e 2012, Speller foi presidente da Comissão de Implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e primeiro reitor da instituição.

Ordem de Rio Branco

ordem de rio branco

Criada em 1963, pelo então presidente João Goulart, a Ordem de Rio Branco é a mais alta condecoração da diplomacia brasileira que homenageia pessoas físicas, jurídicas, corporações militares, instituições civis nacionais ou estrangeiras pelos seus serviços e méritos excepcionais. Ela é composta pelos seguintes graus: a) Grã-Cruz; b) Grande Oficial; c) Comendador; d) Oficial; e) Cavaleiro.

Fontes: Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e MEC (Ministério da Educação)