Representante da FAO visita Unilab e acena com possibilidades de parceria

Data de publicação  18/06/2013, 19:36

DSC_0584

O representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic, esteve nesta terça-feira (18) na Unilab para conhecer a estrutura da universidade, se reunir com a reitora Nilma Gomes e visitar a Fazenda Experimental, localizada na comunidade de Piroás, no distrito de Barra Nova, em Redenção.

Alan Bojanic iniciou a agenda pela manhã com uma visita ao Campus da Liberdade, em Redenção, e uma reunião com a reitora Nilma Gomes e a pró-reitora substituta de Relações Institucionais, Socorro Rufino. Na ocasião, foram apresentadas as atividades da universidade, bem como a proposta de internacionalização do ensino.

DSC_0587

Esta foi a primeira vez que o representante da FAO esteve na Unilab. “A FAO tem muitos interesses e está facilitando a relação entre Brasil e África, por meio de sua capilaridade e expertise. A Unilab está fazendo ações de grande relevância para a FAO. Ela é uma instituição preparada, de muito prestígio e possui uma identidade e imagem voltadas para o desenvolvimento de ações entre Brasil e o continente africano”, comentou. Segundo ele, o objetivo da FAO é facilitar o processo de troca e assistência técnica entre as duas realidades, além de contribuir com a infraestrutura dos países, inclusive aqueles de língua portuguesa, promovendo a cooperação sul-sul. Sobre a cooperação entre as duas instituições, Alan Bojanic citou as possibilidades de parceiras com a universidade:
– Ministrar disciplinas na matriz curricular dos cursos do Instituto de Desenvolvimento Rural da Unilab;
– Promover o estágio de alunos brasileiros e estrangeiros em instituições da FAO no Brasil e nos países africanos;
– Promover a educação a distância na área das ciências agrárias (há 10 anos a instituição oferece esses tipos de cursos para países da América Latina).

DSC_0613

À tarde, durante a visita à Fazenda Experimental, Alan Bojanic, acompanhado da Reitora Nilma Gomes, reuniu-se com os professores que compõem do Instituto de Desenvolvimento Rural. O professor Rodrigo Aleixo, diretor do Instituto, falou sobre as diretrizes do curso de Agronomia que tem foco na agricultura familiar.

DSC_0634

Alan Bojanic, após apresentar alguns fundos de financiamento internacionais que podem ajudar pequenas comunidades agrárias, disse que o primeiro passo desta parceria é oficializar um acordo de cooperação. “A partir daí, com um plano de trabalho, podemos começar por atividades com baixo custo e seguir ampliando com a elaboração de projetos e a obtenção de novos recursos”. Bojanic reforçou, ainda, a ideia de intercâmbio de professores e alunos entre os países onde a FAO atua, além da colaboração no ensino a distância.

DSC_0587 DSC_0546