Reitora da Unilab recebe estudantes do programa Ciência sem Fronteiras e comemora a primeira viagem
A reitora da Unilab, professora Nilma Gomes, reuniu-se, nesta segunda (08/07), com um grupo de 10 estudantes contemplados com bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). A ocasião teve como objetivo dar continuidade ao diálogo com os estudantes e comemorar a vitória da primeira da turma a pisar em solo estrangeiro: Vanessa Araujo de Sousa, estudante de Engenharia de Energias que segue rumo a Sidney (Austrália) no próximo dia 20.
Distribuídos entre Estados Unidos (Pedro Lucas Saraiva Freitas, Rodolpho Ramilton de Castro Monteiro, Ellefson Emmanuel Souza de Oliveira e Hedlund Erik Martins Távora), Canadá (Maise Natália Soares da Silva e Andre Luiz Barros de Oliveira), França (Carla Patricia Costa Oliveira e Rayane Paula do Nascimento), Irlanda (Isabela de Oliveira Martins) e Austrália (Vanessa Araujo de Sousa), os 10 estudantes passarão aproximadamente 18 meses fora do país – seis destes estudando a língua local e 12 efetivamente cursando o ensino universitário do país em questão. O Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que tem como objetivo proporcionar chances mais amplas de formação e mobilidade acadêmica ainda no âmbito da graduação e com foco em áreas ligadas à tecnologia.
De acordo com a reitora, esta é apenas a primeira de muitas turmas a usufruírem do programa. Ela espera que todos não parem por aí. Nilma Gomes ressaltou a importância de todos do grupo se manterem unidos e trocando informações, além de ficarem em contato constante com a Unilab, durante o período do intercâmbio.
Segundo o prof. Vilmar Ferreira de Souza, coordenador do Programa Ciências sem Fronteiras na Unilab e do English Club, este é o resultado de um esforço intenso nos últimos dois meses. Para ele, esta é também uma ocasião gratificante, já que Vilmar assumiu a coordenação do programa na Unilab recentemente.
Também participaram do encontro a professora Socorro Rufino, pró-reitora de Relações Institucionais em exercício; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Andrea Linard; e o professor George Mamede, diretor do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável.