Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
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Professora da Unilab ministra palestra sobre a integração acadêmica entre Brasil e África na Universidade da Califórnia

Data de publicação  11/07/2013, 17:16
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A professora Sofia Lerche Vieira, bolsista PVNS/CNPQ na Unilab e coordenadora acadêmica da Cátedra Unesco/Unilab, proferiu, no último dia 10 de julho (quarta-feira), na Universidade de California/Los Angeles (UCLA), a palestra “A university of integration Brazil-África: a challenge under construction” (Uma universidade de integração Brasil-África: um desafio em construção). A apresentação contou com a participação de especialistas na área, professores e estudantes de pós-graduação daquela instituição.

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Com moderação do professor Carlos Alberto Torres, coordenador do Programa de Ciências Sociais e de Educação Comparada da UCLA, o evento foi uma promoção conjunta do “UCLA’s Paulo Freire Institute”, do “Latin American Institute”, do “Center for Brazilian Studies” e do “Institute of American Cultures”.

De acordo com a professora Sofia Lerche Vieira, “uma aproximação desta natureza é importante na medida em que abre perspectivas de cooperação com uma grande universidade norte-americana em plena sintonia com dois desafios centrais para a UNILAB: a integração e a internacionalização”. Ela acredita que existem possibilidades concretas de uma aproximação entre as duas instituições através do desenvolvimento de atividades conjuntas. “Foi cogitada a realização de um seminário conjunto sobre a Educação Superior nos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), a ser promovido ainda este ano, através da Cátedra UNESCO-Unilab”, complementa.

Entre as atividades agendadas na UCLA, a professora também integrou, nesta quinta (11), a banca examinadora na defesa de tese de doutorado da estudante brasileira Jaana Flávia Fernandes Nogueira (Técnica de Assuntos Educacionais do MEC), cujo estudo compara políticas de acesso à educação superior no Brasil e na Argentina (título exato: “The politics of access to higher Education in Argentina and Brazil: a comparative analysis”).

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