Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab participa da etapa regional da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Por SECOM
Data de publicação  11/07/2013, 13:56
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Reitora da Unilab, Nilma Gomes, abre etapa regional da III Conferência
Reitora da Unilab, Nilma Gomes, abre etapa regional da III Conferência

A Unilab sedia, nesta quinta-feira (11), a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), em que foram convidados representantes do poder público e da sociedade civil do Maciço de Baturité. O objetivo deste encontro é discutir e avaliar as políticas públicas para a área, em especial a realidade dos municípios dessa região, além de eleger 11 delegados que farão parte da etapa estadual, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de agosto.

A reitora Nilma Gomes participou da mesa de abertura do evento. Ela falou sobre a importância em discutir questões referentes a esta temática e que sejam traduzidas em mudanças na vida cotidiana das pessoas. “Não é fácil superar o preconceito racial, já que nós aprendemos em sociedade, na nossa casa, na nossa escola. É por isso que, na nossa legislação, o ensino sobre história e cultura afro-brasileira é obrigatório em escolas públicas e privadas. Ou seja, o caráter da educação é fundamental”, comentou. E disse ainda: “espero que as delegadas e os delegados eleitos sejam comprometidos com esse tema e sigam rumo à promoção da igualdade racial”.

Ivaldo Ananias Machado Paixão, titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Ceará.
Ivaldo Ananias Machado Paixão, titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Ceará.

Ivaldo Ananias Machado Paixão, titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Ceará e presidente da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, destacou o relevância deste encontro. “Essa conferência atende as demandas das minorias, aquelas pessoas que estão a margem da sociedade. A partir daqui, iremos tirar propostas e avaliar as políticas públicas que estão sendo realizadas nos últimos 10 anos”, explicou. Sobre a participação da Unilab neste processo, ele comentou: “A universidade, ao abrir espaço para esse encontro e ao discutir conosco sobre o tema, reafirma o seu compromisso em promover ações para a igualdade racial. Aqui é o início e espero que seja construído um diálogo entre a Unilab, os movimentos e as organizações sociais e as instituições governamentais”.

Joelma Gentil ministrou palestra Ações afirmativas.
Joelma Gentil ministrou palestra Ações afirmativas.

O evento prosseguiu com a palestra sobre Ações Afirmativas, ministradas pela coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Fortaleza e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Joelma Gentil. Ela falou sobre o processo histórico de conquista destas ações, destacando o papel da educação, a condição da mulher e a articulação social da população negra para a construção de um projeto político de promoção a igualdade racial.

Participam do evento representantes da sociedade civil e do poder público.
Participam do evento representantes da sociedade civil e do poder público.

Após a palestra, os participantes se dividiram nos seguintes grupos de trabalho: “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento do racismo”; “Políticas de igualdade racial no Brasil – avanços e desafios”; “Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – Sinalpir, órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias”; e “Participação política e controle social – igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial”. No período da tarde, haverá a plenária final e a apresentação das propostas dos grupos de trabalhos.

Categorias