Projetos da Unilab são aprovados em Programa de Extensão Universitária do MEC

Data de publicação  12/07/2013, 12:26

A Unilab foi contemplada em quatro projetos para o Programa de Extensão Universitária (ProExt)/ 2014 do Ministério do Educação. O Programa tem como objetivo apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de ações de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. De acordo com o edital, as atividades deverão ser iniciadas no início do próximo ano.

Na Unilab, os projetos classificados com recursos foram:

– “Semear alimentos e ideias: colher saúde e desenvolvimento”, da professora do Instituto de Desenvolvimento Rural, Daniela Queiroz Zuliani.

– “Viva a vida: A contribuição da enfermagem no planejamento familiar e prevenção da gravidez na adolescência nas escolas públicas do Município de Barreira, Estado do Ceará, Brasil”, da professora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Maria Auxiliadora Bezerra Fechine;

Também foram classificados, porém sem recursos, os projetos:

– “Ciencioteca: ciências para todos”, do professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Aluisio Marques da Fonseca.

– “Implantação de uma unidade demonstrativa de Apicultura e Meliponicultura na Fazenda Piroás da Unilab no Maciço de Baturité”, coordenado pela docente do Instituto de Desenvolvimento Rural, Maria Gorete Flores Salles.

Daniela Queiroz Zuliani

De acordo com a professora Daniela Queiroz Zuliani, o projeto “Semear alimentos e ideias: colher saúde e desenvolvimento” será desenvolvido nas sedes dos municípios de Acarape e Redenção, com o objetivo de sensibilizar a população local para a organização e a prática da agricultura urbana, como uma forma de obter alimentos mais saudáveis e contribuir com a melhoria da limpeza urbana. “O projeto pretende saber como faz e o que já é feito na agricultura familiar das duas cidades e ensinar algumas técnicas agroecológicas para os moradores. No decorrer do projeto serão realizadas oficinas, palestras em escolas, conversas técnicas e experiências culinárias, além do desenvolvimento de cinco hortas”, explicou. Farão parte do projeto professores e técnicos de diferentes áreas do conhecimento, além da seleção de 12 bolsistas.

Professora Maria Auxiliadora Bezerra Fechine foi aprovada com o projeto: “Viva a vida: A contribuição da enfermagem no planejamento familiar e prevenção da gravidez na adolescência nas escolas públicas do Município de Barreira, Estado do Ceará, Brasil"

Maria Auxiliadora Bezerra Fechine.

O projeto coordenado pela professora Maria Auxiliadora Bezerra Fechine busca ampliar o conhecimento dos adolescentes sobre os métodos de planejamento familiar e a necessidade de prevenção da gravidez na adolescência. Segundo Maria Auxiliadora, os benefícios esperados são: oferecer conhecimento aos adolescentes diminuindo os riscos de uma gravidez precoce ou DST, dar oportunidade para que professores e, principalmente, os alunos da Unilab, incorporarem um conteúdo humanístico ao seu conhecimento técnico, além de promover a interação entre a universidade e a comunidade.

Professora Leilane Barbosa de Sousa

Leilane Barbosa de Sousa

A professora recém-chegada no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Unilab, Leilane Barbosa de Sousa, também teve a proposta aprovada. Nomeado de “TECNOAIDS: tecnologias educativas para promoção da saúde e prevenção de DST/HIV/Aids”, o projeto tem como foco a conscientização de professores, pré-adolescentes e adolescentes, e a capacitação das pessoas envolvidas para atuação como agentes multiplicadores do conhecimento na comunidade. A meta desta ação é a redução do número de DST/HIV/Aids na cidade onde o projeto será desenvolvido, no município de Lagarto, em Sergipe. A iniciativa será realizada por alunos e docentes de cursos ligados à saúde da Universidade Federal do Sergipe.