Café com Letras recebe palestra de Teoria Linguística nesta sexta (26)

Data de publicação  23/07/2013, 14:40

cafe-com-letras

O Projeto “Café com Letras” desta semana vai discutir a “Modalidade sob a ótica do Funcionalismo”, com a profa. Dra. Maria Fabíola Vasconcelos Lopes, da UFC. O encontro é nesta sexta-feira (26), das 17h às 18h, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção.

foto fabiolalivro gramática

Sobre a palestra
Concebido sob o enfoque funcionalista, o estudo “Modalidade sob a ótica do Funcionalismo” se norteia pelos trabalhos de Palmer (1986), Bybee, Perkins & Paliuca (1994), Fleischman (1995) e Verstraete (2004) com o objetivo de discutir e descrever o fenômeno da modalidade deôntica no discurso do professor de língua inglesa. No estudo, a língua é entendida como meio de interação verbal e, para este desenvolvimento, são considerados os aspectos sintáticos, semânticos e pragmático-discursivos.

O Café com Letras
O Projeto de Extensão Café com Letras é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Língua Portuguesa e organizado pela Profa. Dra. Ana Cristina Cunha da Silva (coordenadora do curso), e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras produtivas sobre diversos temas atraentes que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura, além de criar oportunidades para despertar o interesse dos alunos por pesquisas na área de teoria linguística ou literária e até mesmo sobre a prática docente.

Inscrições e certificados
O evento já atingiu o limite máximo de inscrições (100, com 80 para os alunos da Unilab e 20 para a comunidade), que estão encerradas. Os alunos inscritos e com frequência mínima de 75% terão direito a certificado ao final do ciclo de palestras.