Evento discutirá “Confluência de Diásporas, Integração e Interiorização” na Unilab

Data de publicação  24/07/2013, 13:30

rea-abanne

No próximo dia 03, a Unilab sediará um dos eventos que fará parte da programação da IV Reunião Equatorial de Antropologia e da XIII Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste, que ocorrerá entre os dias 04 e 08 de agosto, em Fortaleza. O encontro, nomeado de “Confluência de Diásporas, Integração e Interiorização”, iniciará, a partir das 10h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção, com a presença da reitora da Unilab, Nilma Gomes.

Na Unilab, o evento é organizado pelos professores Luis Tomás Domingos e Carla Susana Abrantes. Ao todo estão sendo ofertadas 130 vagas, sendo 70 para inscritos na REA/ABANNE e 60 vagas para alunos e professores da Unilab. Serão entregues certificados de participação.

Segundo a coordenação deste encontro, o objetivo da programação é apresentar a proposta diferenciada que a universidade traz para o Ceará e para o Brasil, refletindo sobre a internacionalização e a interiorização do ensino e a integração de estudantes africanos às instituições brasileiras de Ensino Superior. Estarão reunidos pesquisadores, professores e alunos que participam da REA/ABANNE 2013 e representantes da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

As inscrições são feitas no LINK.

Programação:

07h30 – Saída ônibus 1: UFC (Centro de Humanidades III – Av. da Universidade, 2995 — Benfica, Fortaleza, CE).

Saída ônibus 2: Hotel Blue Tree Premium (R. Dr. Atualpa Barbosa Lima, 500 – Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará. Fone: (85) 4008-4008)

10h – Solenidade de abertura do evento. Palavras de boas-vindas da reitora Nilma Lino Gomes.

10h – Mesa: “As Dinâmicas Culturais de Estudantes Africanos nas IES Brasileiras”.

Coord.: Prof. Dra. Susana Abrantes, UNILAB

Prof. Dr. Wilson Trajano Filho (UNB)

Prof. Dr. Cláudio Pereira (UFBA)

Prof. Dr. Antonio Motta (UFPE)

14h – Espaços de Diálogos: experiências de Ensino, Pesquisa e extensão na Unilab

Mesa 1: “Diásporas e integração no ensino” (coord. Profa. Dra. Jacqueline Pólvora, Unilab)

– Uma reflexão de interfaces do saber no processo da Integração. Prof. Dr. Luis Tomás Domingos

– Integração, estudantes estrangeiros e brasileiros. Profa. Dra. Jacqueline Freire.

– Diversidade linguística na África. Prof. Dr. Bruno Okoudowa

Intervalo

Mesa 2: Interiorização e memória no Ceará” (coord: Profa. Dra. Vera Rodrigues, UNILAB)

– Curso de Agronomia, orientação para o campesinato. Prof. Prof. Rodrigo Azevedo

– O Museu Escravo Liberto e a História de Redenção. Prof. Gledson Ribeiro de Oliveira

– Percepções sobre os impactos da UNILAB na cidade. Engenheiro Agrônomo Francisco Alberto Pinheiro (Residente de Redenção).

17h30 –

Retorno ônibus 1 à UFC (Centro de Humanidades III – Av. da Universidade, 2995 — Benfica, Fortaleza, CE).

Retorno ônibus 2: Hotel Blue Tree Premium Fortaleza (R. Dr. Atualpa Barbosa Lima, 500 – Praia de Iracema, Fortaleza, CE. Fone: (85) 4008-4008).

Mais informações no SITE do evento.