Lançada segunda edição da publicação Polifonias

Data de publicação  01/08/2013, 10:46

Polifonias-destaque

Os professores da Unilab, Léia Cruz de Menezes, Valdinar Custódio Filho e João Batista Pereira, que ministram a disciplina Leitura e Produção de Texto I, divulgam a segunda edição da publicação Polifonias, que reúne uma série de textos produzidos pelos alunos dos cursos de Letras, Agronomia e Bacharelado em Humanidades, no decorrer deste trimestre. Nesta edição, foram contemplados os gêneros textuais: crônica, artigo de opinião, dica, fotonovela, cordel e poemas.

Segundo a professora do curso de Letras, Léia Cruz de Menezes, a proposta do Polifonias é apresentada para os alunos desde os primeiros dias de aula. A partir daí, os estudantes, ao longo do trimestre, conhecem os diferentes tipos de gêneros textuais, escolhem a temática e elaboram versões até chegar ao texto final que será divulgado na publicação. “A ideia é que os alunos escrevam não só para ter uma nota do professor, mas que façam bons textos e tenham leitores reais”, explica.

No caso dos alunos do curso de Letras, os temas escolhidos têm relação com a formação de professores da área, abordando assuntos como variação linguística e como melhorar a qualidade de leitura e escrita. No curso de Bacharelado em Humanidades, o professor Valdinar Custódio Filho incentivou os alunos a escreverem artigos de opinião sobre temas referentes à sociedade e à Unilab. Na disciplina do curso de Agronomia, ministrada pelo professor João Batista Pereira, os estudantes reescreveram o conto “Uma Galinha” de Clarice Lispector em diferentes gêneros artísticos, como cordel, poema e fotonovela.

Para as próximas edições, professores e alunos de todos os cursos da Unilab estão convidados a participar.

Confira a publicação na íntegra.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/08/Polifonias-segunda-edicao-unilab.pdf”]