Professor moçambicano radicado na Suíça ministra palestra e minicurso sobre produção intelectual africana na Unilab

Data de publicação  01/08/2013, 13:21

Elísio Salvado Macamo

O Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Unilab traz a Redenção, no próximo dia 08 de agosto, o professor moçambicano Elísio Salvado Macamo, da Universidade de Basileia (Suíça). O convidado irá ministrar a palestra “O que é África? Existe uma filosofia africana?” (18h30) e o minicurso “Interfaces de saberes africanos, ocidentais e brasileiros” (19h30), ambos no Anfiteatro do Campus da Liberdade (Redenção-CE).

Organizado pelos professores Luis Tomás Domingos e Carlos Subuhana, do IHL, e com apoio da Reitoria da Unilab, o encontro tem como objetivo demonstrar um pouco da produção intelectual africana e as características em comum com o pensamento ocidental e brasileiro. Tendo como público-alvo a comunidade universitária da Unilab, estudantes e professores da Rede Pública de Ensino do Maciço de Baturité e demais interessados, a palestra e o minicurso certificarão os espectadores presentes. A inscrição será por ordem de chegada.

O moçambicano Elísio Salvado Macamo é professor de estudos africanos na Universidade de Basileia, na Suíça. Formado em sociologia pela University of North London (Inglaterra) e com doutorado em sociologia, antropologia social e agregação em sociologia geral pela Universidade de Bayreuth (Alemanha), é membro do comité científico do Conselho Africano para o Desenvolvimento de Ciências Sociais com sede em Dakar, no Senegal, e coeditor da African Sociological Review. Sua pesquisa inclui o risco e os desastres, a religião, a tecnologia e processos de desenvolvimento. Os seus interesses teóricos estão voltados para a sociologia do conhecimento e sua relevância para a metodologia das ciências sociais.

REA ABANNE
O professor também foi convidado como um dos conferencistas do evento REA ABANNE na Universidade Federal Ceará (UFC), com participação no dia 05 de agosto, das 18h30 às 19h30, no auditório da Reitoria da UFC (Benfica).

Palestra: O que é África? Existe uma filosofia africana?
Expositor: Professor Doutor Elísio Salvado Macamo (moçambicano).
Mediador: Professor Luis Tomás Domingos.
Local: Anfiteatro do Campus da Liberdade, Redenção/CE.
Data: 08/08/2013.
Horário: 18h30.

Mini-curso: Interfaces de saberes africanos, ocidentais e brasileiros.
Regente: Professor Doutor Elísio Salvado Macamo.
Local: Anfiteatro do Campus da Liberdade, Redenção/CE.
Data: 08/08/2013.
Horário: 19h30.