Unilab reúne estudantes e professores em evento de Antropologia

Data de publicação  05/08/2013, 17:36
Evento ocorreu no último sábado (03) no Anfiteatro da Unilab.

A Unilab recebeu no último dia 03 de agosto o pré-evento da IV Reunião de Equatorial de Antropologia (REA) e da XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste (ABANNE). O encontro, que teve como tema central “Confluência de Diásporas, Integração e Interiorização”, reuniu pesquisadores, professores e estudantes para discutir questões referentes à internacionalização e interiorização do ensino e à integração de estudantes africanos às instituições brasileiras de Ensino Superior.

Reitora Nilma Gomes abre pré-evento na Unilab.

A mesa de abertura foi composta pela reitora da Unilab, Nilma Gomes, pelo presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Renato Athias, pela presidente da REA / ABANNE, Isabelle Braz, e pela diretora do Instituto de Humanidades e Letras, Monalisa Valente. A reitora Nilma Gomes saudou os participantes e desejou a todos sucesso no decorrer do encontro. Na ocasião, ela falou sobre o desafio da atuação da Unilab. “Temos o desafio de formar profissionais que vão atuar na região do Maciço de Baturité e em outras regiões do Brasil, nos países africanos e no Timor-Leste. Espero que eles se insiram no mercado de trabalho alicerçados sob os princípios desta universidade”, declarou.

Tema principal da

Tema principal da conferência de abertura foi “As dinâmicas culturais de estudantes africanos nas IES brasileiras”

Após a mesa de abertura, foi realizada a primeira conferência com a temática: “As dinâmicas culturais de estudantes africanos nas IES brasileiras”. Participaram desta mesa os professores Wilson Trajano Filho (UNB), Cláudio Pereira (UFBA) e Antonio Motta (UFPE), com a mediação da professora da Unilab, Susana Abrantes.

No período da tarde, o evento deu continuidade com a mesa “Diásporas e integração no ensino”, coordenada pela professora Jacqueline Pólvora, Unilab, em que participaram os professores Luis Tomás Domingos, Jacqueline Freire e Bruno Okoudowa. Em seguida, os docentes Rodrigo Azevedo e Gledson Ribeiro de Oliveira e o morador de Redenção, Francisco Alberto Pinheiro, participaram da segunda mesa sobre “Interiorização e memória no Ceará”.

Mais informações sobre o evento REA / ABANNE no site: http://www.reaabanne2013.com.br/site/