Projeto “Café com Letras” recebe a escritora Tercia Montenegro no próximo dia 09

Data de publicação  07/08/2013, 08:55

cafe-com-letras

Na próxima sexta-feira (09), às 17h, a escritora cearense Tercia Montenegro ministrará a palestra “A paratopia do escritor”, dentro da programação do projeto de extensão “Café com Letras” da Unilab. O encontro ocorrerá no Auditório do Campus da Liberdade. Ainda há vagas para ouvintes. Os alunos inscritos terão direito a um certificado ao fim do ciclo de palestras desde que tenham frequência mínima de 75%.

Na ocasião, a convidada irá falar sobre o posicionamento social instável que caracteriza os ofícios artísticos e, em particular, o trabalho do escritor, a partir de conceitos estabelecidos pelos contemporâneos estudos sobre análise do discurso.

A convidada desta edição é a escritora e professora Tércia Montenegro.

Tércia é graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestra em Letras (2002) e doutora em Lingüística (2008) também pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta desta instituição, junto ao Departamento de Letras Vernáculas, desde 2009. Publicou os livros de contos “O Vendedor de Judas” (2003), e “Linha Férrea” (2001). Escreveu ainda o ensaio biográfico “Oliveira Paiva” (2003) e participou das antologias “25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira” (2004), “Contos Cruéis – as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea” (2006), “Quartas Histórias contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa” (2006), “Contos de agora” (2007) e “Capitu mandou flores” (2008).

Atualmente, Tércia também é articulista do jornal O Povo, publicando crônicas quinzenais Em 2012, cinquenta delas foram reunidas no volume “Os Espantos” (Demócrito Rocha). Ainda em 2012, foi publicado o seu mais recente livro de contos, “O tempo em estado sólido”. No momento, a autora finaliza o seu romance “Turismo para cegos”, agraciado com a Bolsa de Incentivo às Artes da Petrobras.

Conheça mais sobre a autora, acessando o blog: http://literatercia.wordpress.com

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão “Café com Letras” é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Português e organizado pela coordenadora do curso, Ana Cristina Cunha da Silva, e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura. Despertar o interesse dos alunos por pesquisas atuais na área de teoria linguística ou literária e, até mesmo, sobre a prática docente são objetivos desta atividade.