Unilab realizará II Encontro de Iniciação Científica no próximo dia 23

Data de publicação  07/08/2013, 14:06

DESTAQUE---iec

A Unilab, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, convida a comunidade acadêmica e demais interessados para participarem do II Encontro de Iniciação Científica (EIC)/ Unilab, que ocorrerá no dia 23 de agosto, a partir das 09h, no Campus da Liberdade, em Redenção. Esta edição celebra a finalização da segunda edição do Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica (Pibic) da Unilab, em que serão apresentados os resultados das pesquisas realizadas pelos alunos bolsistas e voluntários, sob a orientação dos professores pesquisadores da instituição.

Confira aqui a programação de apresentação dos trabalhos realizados pelos estudantes da Unilab.

O objetivo do evento é valorizar e apoiar o potencial de colaboração e aprendizagem entre países, com a integração internacional no campo da pesquisa dos alunos de Iniciação Científica.

Jose Abdalla Helayël - Neto

Jose Abdalla Helayël – Neto

Na ocasião, o pesquisador José Abdalla Helayël Neto, da Coordenação de Física Experimental de Altas Energias (LAFEX) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), fará palestra com o tema “As relações ensino-pesquisa”, no Anfiteatro da Unilab.

fernando_novais_historiador_jpg

Professor Fernando Antônio Novais

O encontro também contará com a palestra do Prof. Dr. Fernando Antônio Novais intitulada “História e Historiografia em perspectiva”. Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP) e Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é Doutor em História pela Universidade de São Paulo (1973) e autor do livro “Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial 1777-1808”, obra clássica da historiografia brasileira.

Coordenador de Pesquisa da Unilab, Aluísio Marques.

Segundo o coordenador de Pesquisa da Unilab, Aluisio Marques da Fonseca, o evento é de grande importância para instituição, pois oportuniza a pesquisadores e estudantes a divulgação dos resultados de projetos de pesquisa institucional desenvolvidos no período de 2012-2013. “A integração entre ensino e pesquisa tem na Iniciação Científica sua marca mais significativa. É na Iniciação Científica que o aluno tem a possibilidade de fazer contato com a prática da pesquisa e que o professor tem a oportunidade de vincular a pesquisa à sua prática de ensino”, explica.

Os alunos do Pibic que estão finalizando os projetos poderão se inscrever até o próximo dia 20, por meio do e-mail: cpq@unilab.edu.br, enviando seus resumos (Modelo está disponível no LINK). Os estudantes terão dez minutos para apresentar os trabalhos e mais cinco minutos para perguntas, que serão feitas pelos avaliadores ad hoc convidados. (Os trabalhos serão apresentados apenas somente na forma oral em Power point).

Para quaisquer esclarecimentos, entrar em contato com a Coordenação de Pesquisa ou envie e-mail para: cpq@unilab.edu.br.

Sobre Jose Abdalla Helayël Neto
O palestrante tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, concentrando-se principalmente nos tópicos: Supersimetria/Supergravidade, Teorias de Yang-Mills em Dimensões Arbitrárias e Aspectos Perturbativos das Teorias Quânticas de Campos. O pesquisador se dedica também ao ensino na área da Educação, com foco na Educação em Periferias Urbanas, trabalhando em projetos de ensino, pesquisa e extensão que focalizam a Educação Científica, a Divulgação das Ciências, a Orientação Vocacional e o Ensino em Cursos de Pré-Vestibular Comunitários, voltados para as classes populares.

Sobre Fernando Antonio Novais
Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou no Departamento de História da FFLCH entre 1961 e 1986 na cadeira de História Moderna e Contemporânea. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde lecionou no Instituto de Economia entre 1986 e 2003. Doutor em História pela Universidade de São Paulo (1973), é autor do livro “Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial 1877-1808”, obra clássica da historiografia brasileira. Em 1996 publicou, em colaboração com Carlos Guilherme Mota, A Independência Política do Brasil. Foi o Diretor Geral da coleção História da Vida Privada no Brasil, de 1997, que reuniu trabalhos de renomados historiadores contemporâneos brasileiros. No ano de 2005, publica Aproximações – Estudos de História e Historiografia. Já em 2011, organizou Nova História em Perspectiva (vol. 1), pela Cosac Naify. Lecionou na Universidade do Texas por duas vezes e participou de diversos debates e seminários em outras universidades americanas, como a de Columbia e a Universidade da California. Na França, deu cursos no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine, ligado à Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle); na Bélgica, na Universidade de Louvain e, em Portugal, nas Universidades de Coimbra e de Lisboa, onde residiu por um ano quando realizava pesquisas para sua tese de doutorado. Atualmente é professor das Faculdades de Campinas (FACAMP), onde leciona na Faculdade de Ciências Econômicas.

09h: Composição de mesa: Reitorado e consultores convidados. Local: Anfiteatro

09h30: Palestra com o pesquisador José Abdalla Helayël-Neto. Local: Anfiteatro

11h: Apresentação oral dos trabalhos de Iniciação Científica (parte 1). Local: Salas didáticas.

14h: Apresentação oral dos trabalhos de Iniciação Científica (parte 2). Local: Salas didáticas

14h30: Reunião dos consultores convidados com os estudantes e orientadores do PIBIC 2012/2013. Local: Salas didáticas.

16h30: Palestra com professor emérito da USP Fernando Antonio Novais. Local: Anfiteatro

17h40: Encerramento com o Teatro Científico da Seara das Ciências. Local: Anfiteatro