Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Cinema e Filosofia na UNILAB faz sua estreia neste sábado com o filme Rânia

Data de publicação  14/08/2013, 17:59
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Apresentação1

O Anfiteatro do Campus da Liberdade (em Redenção-CE) recebe, no próximo sábado (17), a sessão inaugural do projeto de extensão Cinema e Filosofia na Unilab. A iniciativa consiste em exibições quinzenais de filmes, sempre aos sábados, para proporcionar de experiências estéticas e discussões acerca de questões e concepções filosófico-interdisciplinares dentro de cada filme. A exibição é aberta a toda a comunidade interna (estudantes, professores e servidores técnico-administrativos) e externa (comunidade dos municípios do Maciço de Baturité).

Na sessão de estreia, neste sábado, às 17h30min, o Cinema e Filosofia na Unilab apresenta o filme Rânia, drama dirigido por Roberta Marques que conta a história de uma adolescente que vive no Morro de Santa Terezinha (em Fortaleza), interpretada por Graziela Félix. A protagonista, que passa seus dias entre a escola municipal, os afazeres domésticos e o trabalho em uma barraca de praia, tem o sonho de se tornar dançarina. Apesar disso, se entrega a uma vida noturna de festas e orgias no reduto boêmio Sereia do Norte e se vê em conflito quando uma coreógrafa oferece a oportunidade de fazer o que sempre quis. O debate, logo após a exibição, incluirá reflexões sobre existencialismo e/ou significado da existência.

O projeto de extensão Cinema e Filosofia na UNILAB faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Ação Comunitária (PIBEAC), da Pró-Reitoria de Extensão e Arte Cultura (PROEX). A equipe responsável pela execução do projeto é constituída por: Professores Ramon S. Capelle de Andrade e Maurílio Machado (Proponentes do Projeto); Professor Fernando Afonso Ferreira Júnior (Docente colaborador); Vanéssia Gomes dos Santos e Geysson Lima Bezerra (Colaboradores); Professora Maria de Fátima Torres Chaves (Colaboradora externa); Antonio César e Larissa Ketlin (Bolsistas); Catharina Maia, Ellen Jardani, Geysa Danielli, Valônia Lemos e Thaís Bernardo (voluntários). Clique aqui e veja o panfleto produzido pela equipe

Serviço
Cinema e Filosofia na UNILAB apresenta o filme Rânia, de Roberta Marques (com debate logo em seguida)
Data: 17/08
Horário: 17h30
Local: Auditório do Campus da Liberdade (Redenção-CE)
Acesso: Livre

Categorias