Lançado site do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unilab

Data de publicação  16/08/2013, 14:42
Unilab Vista da serra

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) acaba de disponibilizar o site do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Disponível pelo link Unilab Institucional (www.unilab.edu.br/unilab-institucional/) ou diretamente no endereço pdi.unilab.edu.br, a nova página tem como objetivo captar contribuições e críticas, além de dirimir dúvidas, de toda a comunidade universitária (compreendendo professores, estudantes, servidores e colaboradores em geral) quanto ao PDI, suas características e funcionalidades. O público externo, da comunidade do Maciço de Baturité ou mesmo dos países de Língua Portuguesa com parceria estabelecida com a instituição, também poderá participar amplamente.

De acordo com Fernanda Linard, coordenadora de planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), “todas as contribuições serão analisadas quanto a sua pertinência e aplicabilidade, além de coerência com as diretrizes da Universidade, em um colegiado que envolverá as principais instâncias de cada caso, como pró-reitorias e institutos”. Os primeiros resultados destas contribuições já devem ser divulgados na 2ª Audiência do PDI, prevista para novembro (2013).

Sobre um prazo para conclusão do Plano, Fernanda disse que a expectativa é de que até dezembro a primeira versão seja aprovada pela comunidade acadêmica, mas o PDI, que tem validade de cinco anos, ainda deverá ser aprovado pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) e pelo Ministério da Educação (MEC). “Só então ele começa a ter seus efeitos práticos, como facilitar a abertura e avaliação de cursos ou mesmo a emissão de certificados”, conclui Fernanda.

Acesse pdi.unilab.edu.br e contribua para o futuro desta Universidade.

Plano de Desenvolvimento Institucional
O PDI consiste em um documento onde se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. O PDI identifica a Instituição de Ensino Superior (IES) no que diz respeito a filosofia de trabalho, missão a que se propõe, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. Abrangendo um período de cinco anos, o plano deve contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e o orçamento.

II Seminário de Planejamento da Unilab
Como parte do processo de criação do PDI, uma das instâncias de preparação dos agentes do plano e de interação com este público, o II Seminário de Planejamento da Unilab foi parte essencial da produção deste documento que ditará os rumos do crescimento desta instituição. Para entender como transcorreu o evento, clique aqui.