Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab recebe encontro sobre Educação Física Inclusiva

Data de publicação  16/08/2013, 12:22
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Evento, que ocorreu neste dia 16, teve a presença de um intérprete de Libras.

Evento, que ocorreu neste dia 16, teve a presença de um intérprete de Libras.

Neste dia 16, a Unilab recebeu, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, o Seminário de Educação Física Inclusiva, promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de Redenção (APADR). O evento contou com a presença de educadores físicos, estudantes e professores da educação básica, além de especialistas e interessados sobre a questão da educação inclusão. Na ocasião, participaram representantes de municípios da Região do Maciço de Baturité, como Redenção, Acarape, Guaiúba e Barreira, além de Pacatuba, Maracanaú, Itaitinga e Fortaleza.

Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Analu Silva Souza.

Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Analu Silva Souza.

A abertura foi realizada pela pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Analu Silva Souza. Ela falou sobre o desafio e a disponibilidade da universidade para discutir e desenvolver ações que promovem a inclusão. “A Unilab é composta por pessoas com diferenças físicas, sociais, étnicas e culturais. Então, é preciso pensarmos tanto na produção de materiais quanto na formação de professores que respeitem essas diferenças. O maior diploma de uma pessoa é saber ouvir o outro e se colocar a disposição para aprender e aprender com o objetivo de transformar o mundo”, comentou.

Educador físico do Unilab, Jorge Marinho.

Educador físico do Unilab, Jorge Marinho.

O educador físico da Unilab, Jorge Marinho, enfatizou a importância de debater sobre o assunto. “O tema está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, tendo aumentado significantemente a demanda pelo diálogo que promova a inclusão. Sendo a Unilab uma instituição que tem como norte a cooperação solidária, não conseguiria imaginar um local mais propício para a realização desse seminário”, afirmou.

Coordenador da APADR, José Stênio da Silva Chaves

Coordenador da APADR, José Stênio da Silva Chaves

De acordo com pedagogo e o coordenador da APADR, José Stênio da Silva Chaves, este evento é o pontapé inicial para as atividades de discussão e promoção da educação inclusiva, por meio do esporte, entre os municípios da Região do Maciço de Baturité e circunvizinhos, com o apoio da Unilab. “A ideia é promover a troca de boas experiências entre as pessoas dessas cidades. Além de incentivar que crianças e jovens tenham a oportunidade de participar de competições paraolímpicas e, quem sabe, chegar até as Paraolimpíadas de 2016, que vai ser no Brasil”, destacou.

Edvaldo Pravo, atleta paralímpico.

Edvaldo Pravo, atleta paralímpico.

Também esteve presente no evento o atleta paralímpico de natação, que foi oito vezes campeão nacional e está no terceiro lugar no ranking mundial na prova de 200 metros livre, Edvaldo Prado. Ele atualmente é presidente do Centro Paralímpico de Maracanaú. “A pior deficiência é aquela quando a pessoa não se sente capaz. Eu tinha tudo para ser um derrotado, mas Deus me deu uma oportunidade e eu me apeguei a isso. Não baixei a cabeça para o preconceito e continuei lutando e sonhando. Somos todos campeões por estarmos vivos”, disse.

Coordenadora de educação inclusiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Soraya Eli.

Coordenadora de educação inclusiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Soraya Eli.

Após a mesa de abertura, a pedagoga e coordenadora de educação inclusiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Soraya Eli, discutiu o tema “Práticas de convivência da educação física inclusiva”. Segundo ela, a inclusão deve ocorrer para todas as pessoas e não só para aquelas com algum tipo específico de deficiência. “Não existe escola sem pessoas com deficiências. Nós temos que pensar a inclusão para todos”, disse. No decorrer do debate, ela falou sobre o contexto histórico da educação inclusiva na perspectiva social e familiar.

No período da tarde, a mestre em Ciências da Educação e tutora da educação a distância da Unilab, Ana Paula Fonseca, irá ministrar uma palestra sobre políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. Em seguida, José Stênio da Silva Chaves, conversará sobre as perspectivas e próximas ações do projeto.

Categorias