Estudantes apresentam trabalhos no 2º Encontro de Iniciação Científica da Unilab

Data de publicação  23/08/2013, 15:53
Apresentações ocorreram nas salas de aula do Bloco Didático.

A Unilab, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realizou neste dia 23 o II Encontro de Iniciação Científica com apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no período de 2012 – 2013 por estudantes bolsistas e voluntários e professores orientadores. O encontro reuniu 30 projetos de pesquisa, sendo distribuídos nos seguintes Institutos: Desenvolvimento Rural (10), Humanidades e Letras (06), Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (07), Ciências da Saúde (04) e Ciências Aplicadas (04).

Reitora Nilma Gomes parabeniza aos professores e estudantes da instituição que têm investido em pesquisas acadêmicas.

A reitora Nilma Gomes fez a abertura do evento. Ela destacou o processo de formação do pesquisador. “Este é um momento de socialização de um ano intenso de trabalho. Sabemos que ninguém nasce pesquisador, mas faz parte de um processo de formação. Quero estimular aqui os estudantes a se tornarem pesquisadores comprometidos com o nosso tempo, com a nossa sociedade e com o projeto transformador da ciência”, comentou. Na ocasião, ela parabenizou aos estudantes e professores que fazem parte desse momento e ressaltou os desafios da instituição. “Temos a certeza de que a Unilab terá em breve todas as condições para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da melhor maneira possível. Quero aproveitar para agradecer o esforço conjunto de todas as pessoas que atuam nesta universidade”, disse.

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andrea Linard.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andrea Linard, falou da importância deste encontro científico. “É um momento singular, em que ocorre o ensaio para o desenvolvimento científico dos estudantes. Espero que, a partir destes trabalhos, surjam produtos que possam ser consumidos pela academia e que estas pesquisas tenham repercussão em outras partes do Brasil e nos países parceiros”, destacou.

Palestrante falou sobre a importância do papel do professor.

O pesquisador José Abdalla Helayël Neto, da Coordenação de Física Experimental de Altas Energias (LAFEX) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), falou sobre o tema “As relações ensino-pesquisa”. Durante a palestra, ele contou a sua experiência em um projeto que desenvolve há 19 anos para pessoas de baixa renda da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O projeto oferece aulas de Física e Filosofia para estudantes que desejam ingressar no ensino superior. Segundo ele, a proposta é fazer com a Física seja um recurso transformador e de reflexão social. “É preciso ir além dos livros do Ensino Médio. O professor de Física deve sair do tecnicismo e incentivar o pensamento, a reflexão e a criação de seus alunos”, ressaltou.

2-encontro-iniciacao-cientifica-unilab-apresentacao-trabalho-estudantes-

2-encontro-iniciacao-cientifica-unilab-apresentacao-trabalho-estudantes-02-

2-encontro-iniciacao-cientifica-unilab-apresentacao-trabalho-estudantes-04-

2-encontro-iniciacao-cientifica-unilab-apresentacao-trabalho-estudantes-052

Após a primeira palestra, os estudantes que estão desenvolvendo pesquisas por meio do Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica (Pibic) da Unilab realizaram as apresentações dos trabalhos, em formato de comunicação oral.

estudante-lidia-da-silva-gomes-2-encontro-iniciacao-cientifica-unilab-

Lídia da Silva Gomes, estudante do curso de Administração Pública, apresentou o trabalho com o tema “Processos de aprendizagem de direção dos dirigentes públicos”, realizado sob a orientação da professora Maria Aparecida Silva. O objetivo da pesquisa é identificar a aprendizagem dos secretários de educação tanto sobre gestão quanto em relação às habilidades específicas da área. Para este estudo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dirigentes de um município da região do Maciço de Baturité que atuaram entre os anos de 2000 a 2012. Lídia observou as contribuições de participar de uma pesquisa para a sua vida acadêmica: “ajudou tanto para o meu referencial teórico quanto para melhorar a assimilação entre teoria e prática, além do conhecimento acadêmico e da possibilidade de fazer mestrado e doutorado”.

PROFESSOR-FERNANDO-NOVAIS-2-encontro-iniciacao-cientifica-unilab-

Professor Fernando Antônio Novais

Após a apresentação de trabalhos dos alunos, a programação a 2º Encontro de Iniciação Científica deu continuidade com a palestra ministrada pelo historiador e professor Fernando Antônio Novais.

PARTICIPANTES-PALESTRA-PROFESSOR-FERNANDO-NOVAIS-professor-2-encontro-iniciacao-cientifica-unilab-

Ele é autor do livro “Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial”, obra clássica da historiografia brasileira, e de inúmeros trabalhos importantes sobre história e historiografia. No decorrer da sua palestra, ele abordou temas como relações ente os campos da História e das Ciências Sociais, a importância da memória para o contexto social, a papel do historiador, a metodologia de estudos da História, além de outros assuntos relevantes para o estudo e prática de pesquisadores da área das Ciências Humanas.

O encontro foi encerrado com a apresentação da peça de teatro “Debates póstumos na Unilab, realizado pelo Grupo Científico Seará Ciência.