Estudantes da Unilab elegem três representantes para o Consuni

Data de publicação  28/08/2013, 12:15

A Comissão Eleitoral Discente Consuni (CEDC), com apoio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas Estudantis (Propae) da Unilab, torna público o resultado da Eleição para Representação Discente no Conselho Superior Universitário (Consuni). O pleito, realizado nos dias 22, 23 e 24 de agosto, foi apurado com sucesso e tem seu resultado distribuído da seguinte forma: os 03 (três) primeiros colocados assumem as cadeiras titulares; os 03 (três) seguintes assumem as cadeiras suplentes.

Todos os candidatos eleitos obedecem aos critérios de diversidade de nacionalidade e gênero. Abaixo o quadro completo:

quadro de eleitos consuni

O titular da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), professor Roberto Borges, registrou suas congratulações ao corpo discente da Unilab pela eleição bem sucedida e com massiva presença nas urnas. “Em particular, parabenizo os que participaram como candidatos(as) do pleito democrático para ter assento e direito a voto no Consuni”. Ele acrescentou que deseja que eleitos e eleitas tenham “humildade, discernimento e clareza para serem porta-vozes de todos e todas discentes que passam a representar”.

Os eleitos
Para Faustino Rodrigues, primeiro lugar em votos na eleição, “é uma grande honra chegar nesse patamar da comunidade universitária, onde as decisões máximas são tomadas”. Ele afirma ainda que se sente feliz por representar seus colegas, sem distinção de nacionalidade, mas adverte que “é preciso ter a colaboração de todos para exercer este papel de forma legítima”.

Já John Wesley Monteiro, que ficou em segundo lugar, “é uma responsabilidade imensa, principalmente sabendo o poder que o Consuni tem quanto à definição de normas e tomada de decisões da Unilab”. Segundo ele, a honra é ainda maior por ser representação dos estudante, que segundo ele “são o principal motivo da existência da instituição”.

Joana D’Arc Feitosa, terceira mais votada nas eleições, “na atual situação da Unilab, é uma grande conquista de espaço por parte dos estudantes, pois antes tínhamos apenas um conselheiro, e hoje ampliamos para três”. Outro ponto que ela ressalta é a diversidade de nacionalidades e cursos representados pelos eleitos. Segundo ela, a eleição “abriu os olhos de muitos colegas e gerou uma inquietação sobre outros temas fundamentais para a luta estudantil”.

O Consuni
O Conselho Superior Universitário (Consuni) é o órgão máximo da Unilab, de caráter normativo, deliberativo, consultivo e de planejamento, cabendo-lhe estabelecer a política geral da Universidade e a tomada de decisão em matéria de administração, de gestão econômico-financeira, de ensino, pesquisa e extensão. Para conhecer o estatuto que rege o Consuni, acesse http://www.unilab.edu.br/conselho-superiosup/