Amanhã, terça-feira (17), Hemoce recebe doação de sangue na Unilab

Data de publicação  16/09/2013, 13:59

A Unilab realiza amanhã, terça-feira (17), das 08h às 13h, na sala dos professores (Campus da Liberdade), mais uma edição da Campanha “Doe sangue. Salve Vidas”, promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A ação é realizada pela Pró-Reitoria de Extensão Arte e Cultura através da Coordenação de Extensão e Ação Comunitária.

Antes da coleta de sangue, os doadores voluntários passam pelas seguintes etapas:

– Cadastro dos dados pessoais;

– Pré-triagem com a realização de exames de pressão, temperatura e hemoglobina;

– Triagem através de uma entrevista sobre a saúde do paciente;

– Lanche

– Coleta do sangue

A orientação da equipe de saúde é que, após a coleta de sangue, o doador não deve ter esforço físico, tomar bastante líquido, não dirigir nas primeiras horas e não fumar nas próximas duas horas. Para quem está interessado em ser um doador voluntário, deve estar atento as condições básicas:

1) Estar saudável;

2) Apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade ou de motorista);

3) Ter entre 16 e 67 anos;

4) Pesar mais de 50kg (homem e mulher);

5) Estar bem alimentado

6) Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.