Documentário “Identidades em Trânsito” será exibido nesta quinta-feira (19) na Unilab

Data de publicação  18/09/2013, 09:06
Cena do documentário feita em Guiné-Bissau.

Nesta quinta-feira (19), às 18h, no anfiteatro (Campus da Liberdade), será exibido o documentário “Identidades em Trânsito” no Anfiteatro do Campus da Liberdade. O vídeo, com duração de 19 minutos, foi realizado em Guiné-Bissau, Cabo Verde, Fortaleza (Brasil) e Portugal (Lisboa) e trata das experiências de vida de duas gerações de estudantes de Guiné-Bissau e Cabo Verde graduados em diversas universidades brasileiras através do convênio estudantil do Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G).

Cidade velha2

Imagem feita na Cidade Velha, em Cabo Verde.

Por meio das narrativas dos estudantes, o filme aborda a saída, a chegada ao Brasil e o regresso dos profissionais graduados aos países de origem. Os relatos revelam novas identidades produzidas durante a experiência do trânsito e a importância que o Brasil passou a representar em suas vidas.

O documentário foi dirigido pela pesquisadora Daniele Ellery Mourão, que tem doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua dissertação de mestrado, intitulada “África na pasajen: identidades e nacionalidades guineenses e cabo-verdianas”, foi publicada em 2009 pela editora Arte Escrita sob o título “Identidades em Trânsito”. Em Guiné-Bissau e Cabo Verde, realizou o filme inspirado em sua pesquisa homônima com duas gerações de profissionais graduados no Brasil que regressaram aos países de origem após a formação.

documentario-identidades-em-transito

Duração: 19 min