Unilab participa de missão em São Tomé e Príncipe

Data de publicação  20/09/2013, 11:28
Reitora Nilma Gomes participou entre os dias 09 e 13 de setembro de uma missão em São Tomé e Príncipe.

A reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina Diniz, e a representante da Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), Joana Amaral, participaram entre os dias 09 e 13 de setembro de uma missão em São Tomé e Príncipe, como parte das ações do Programa “Educação como Ponte Estratégica Brasil-África”.

Reitora da Unilab Nilma Gomes, ao lado do reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz.

Peregrino de Sacramento da Costa, presidente do Instituto Superior Politécnico em São Tomé e Príncipe e o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz.

Durante a viagem, a equipe realizou encontros com autoridades do setor de educação, bem como participou de reuniões com titulares dos ministérios, em que foi discutida a necessidade de articulação para a definição da estrutura da futura universidade pública em STP, foco em que se concentrou a atividade da missão. A missão teve também reuniões com a comunidade do Ensino Superior, debatendo experiências e perspectivas para o norteamento necessário para definição de prioridades.

O governo de São Tomé e Príncipe, segundo o Ministro da Educação, Cultura e Formação, Jorge Bom Jesus, comprometeu-se a definir, com celeridade, o organograma com as instituições que integrarão a universidade pública, o que ocorrerá por decreto governamental, após deliberação do Conselho de Ministros.

A proposta sustentada pela missão brasileira, que paulatinamente vem ganhando a concordância dos agentes santomenses envolvidos no tema, tem como objetivo o estabelecimento de universidade em níveis básicos e sustentáveis, conforme a realidade do país. Também foi enfatizada a necessidade da integração orgânica do fomento à educação, perspectivada em seus vários segmentos de alcance etário, bem como em suas vertentes específicas, entre as quais mereceu relevo a do ensino técnico-profissionalizante.

Com informações da Embaixada Brasileira em São Tomé e Príncipe.