Professor Kilpatrick Muller Bernardo Campelo participará do Projeto Café com Letras desta sexta-feira (27)

Data de publicação  24/09/2013, 09:21

O Projeto de Extensão Café com Letras da Unilab receberá, na próxima sexta-feira (27), o professor Kilpatrick Muller Bernardo Campelo, do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC), para ministrar a palestra sobre o tema: “A contribuição de metáforas para a compreensão da formação dos nomes próprios e das formas de tratamento lexicais e gramaticais”. O evento ocorrerá às 17h, no Auditório do Campus da Liberdade.

Sobre a palestra:

A metáfora antropofórica funda a construção da referência humana em caráter lexical e gramatical. Por meio da metáfora antropofórica lexical, nomes em geral servem de fonte para a dação de antropônimos e axiônimos, vez que se selecionam traços semânticos culturalmente relevantes dos referentes e eventos designados por tais nomes. Há dois percursos de metaforização de natureza antropofórica: a metaforização lexical de nomes quaisquer em antropônimos; a metaforização conceitual por meio da escolha de nomes gerais, em geral formas de tratamento, para a reestruturação do quadro das proformas nominais pessoais.

Sobre o palestrante:

Professor Kilpatrick Muller Bernardo Campelo

Possui graduação em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de Brasília (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Morfossintaxe, atuando principalmente nos seguintes temas: partes do discurso; gramática e cognição; teorias relativas à referenciação e à gramaticalização; teoria literária.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Língua Portuguesa e organizado pela Profa. Dra. Ana Cristina Cunha da Silva (coordenadora do curso), e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras produtivas sobre diversos temas atraentes que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.

Despertar o interesse dos alunos por pesquisas atuais na área de teoria linguística ou literária e até mesmo sobre a prática docente é outro objetivo pretendido, pois, a partir do contato com as palestras dos pesquisadores, os alunos poderão enriquecer sua visão acadêmica e fazer escolhas mais direcionadas às linhas de pesquisa que mais lhe despertarem interesse.

Ainda há vagas para ouvintes. Os alunos inscritos terão direito a um certificado ao fim do ciclo de palestras desde que tenham frequência mínima de 75%.