Curtas sobre a MPB serão exibidos na Quarta Cultural desta semana

Data de publicação  30/09/2013, 13:56

Na Quarta Cultural Maciço de Arte desta semana, dia 02 de outubro, serão exibidos curtas-metragens que abordam temas referentes à Música Popular Brasileira. Os filmes escolhidos são: “Trajetória do Frevo”, “João do Vale, Muita Gente Desconhecida”, “Heitor dos Prazeres”, “Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba”. A programação iniciará às 18h, no Anfiteatro da Unilab. Evento aberto ao público.

Trajetória do Frevo

FREVO

Direção: Fernando Spencer

Ano: 1998

Duração: 9 min

Sinopse: O filme mostra as origens políticas e sociais do frevo, a partir do século XIX.

João do Vale, muita gente desconhecida

JOAO DO VALE

Direção Werinton Kermes e Francisca Alencar

Ano: 2005

Duração: 25 min

Iniciado em 1996, ano da morte de João, o documentário é dirigido pelo jornalista e fotógrafo Werinton Kermes, além de trazer as últimas imagens do artista ainda vivo, depoimentos de amigos, família e ícones da cultura popular brasileira como, Miúcha, Ferreira Gullar, Luís Vieira, Roberto Farias, entre outros, apresenta também duas descobertas sobre a vida e a obra de João; Um filho de 21 anos, Raoni, que mora no interior de São Paulo, até então desconhecido da família Maranhense e uma canção inédita, encomendada pelo diretor Roberto Farias para um filme sobre Lampião. Este Filme não aconteceu, mas João cumpriu sua parte e entregou a música a Farias que, durante seu depoimento cantarola trechos da obra, até então, desconhecida.

Heitor dos Prazeres

HEITOR DOS PRAZERES

Direção: Antônio Carlos da Fontoura

Ano: 1965

Duração: 13 min

Sinopse: Memórias do sambista popular e pintor naif Heitor dos Prazeres em seu atélier na Cidade Nova, bairro decadente do Rio de Janeiro, que só sobrevivia em seus sambas, seus quadros e suas recordações.

Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba

Pixinguinha

Direção: Thomaz Farkas e Ricardo Dias

Ano: 2007

Duração: 10 min

Sinopse: Em abril de 1954, nos festejos do IV Centenário de São Paulo, Thomaz Farkas filmou uma apresentação de Pixinguinha com a Velha Guarda do samba. O filme recupera esse material, perdido por 50 anos.