Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projetos do PIBEAC/Unilab são apresentados no 1º Encontro de Extensão, Arte e Cultura

Data de publicação  30/09/2013, 12:40
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
apresentacao-trabalho-pibeac-1-encontro-extensao-arte-e-cultura-unilab-

No período da manhã, foram apresentados os resultados dos projetos do PIBEAC realizados em 2012 / 2013.

A Unilab realizou neste dia 30 de setembro o I Encontro de Extensão, Arte e Cultura. A programação do evento contou a apresentação de trabalhos dos alunos integrantes do Programa de Bolsas de Extensão e Ação Comunitária (PIBEAC), além de palestras com professores convidados. No período da manhã, foram apresentados, em Comunicação Oral, os trabalhos finalizados do PIBEAC 2012 / 2013, e, à tarde, foram divulgados, em formato de banners, os projetos do PIBEAC 2013 / 2014 que estão em andamento. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação de Projetos de Extensão, Arte e Cultura (CAPEAC) da Unilab.

Vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso Ferreira,.

Vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso Ferreira,.

A abertura teve a presença do vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso Ferreira; da pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Ana Lúcia Sousa Silva; da coordenadora de Extensão, Rafaella Moreira; e do coordenador de Arte e Cultura, Ivan Maia. Segundo o vice-reitor da Unilab, a Extensão é um dos pilares da universidade. No caso da Unilab, ele defendeu que esta área deve estar articulada tanto com as comunidades do Maciço de Baturité como dos países da África e o Timor-Leste.

Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Ana Lúcia Sousa Silva.

Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Ana Lúcia Sousa Silva.

A pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Ana Lúcia Sousa Silva, fez uma breve reflexão em relação ao papel da Extensão dentro da proposta da Unilab, em que devem ser pensadas as diversas ramificações, como as questões de gênero, étnico-raciais, além das discussões em torno da realidade do Maciço de Baturité, de outras regiões do Brasil e de outros países. “É um momento candente que nos possibilita a escuta de como professores e alunos pensam a sua produção em diálogo com a sociedade”, disse.

Coordenadora de Extensão, Rafaella Pessoa.

Coordenadora de Extensão, Rafaella Pessoa.

A coordenadora de Extensão, Rafaella Pessoa, destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica e externa. “Esse é um encontro muito rico, pois estamos encerrando um ciclo, com a apresentação dos projetos do PIBEAC 2012 / 2013, para dar continuidade aos novos projetos. É uma forma de trocar conhecimentos entre alunos, professores e a comunidade no geral”, explicou a coordenadora.

Ivan Maia, coordenador de Arte e Cultura.

Ivan Maia, coordenador de Arte e Cultura.

Ivan Maia, coordenador de Arte e Cultura, falou sobre a necessidade da universidade sair do encastelamento. “Antes, a instituição era fechada e o conhecimento era produzido e estudado sem o envolvimento da sociedade. Hoje, o conceito de Extensão universitária está sendo ressignificado, sendo visto como um processo de aprendizado de ambas as partes, e não como uma transmissão de conhecimento”, afirmou.

Professor do Instituto de Desenvolvimento Rural, Ribamar Furtado.

Professor do Instituto de Desenvolvimento Rural, Ribamar Furtado.

Em seguida à mesa de abertura, foi ministrada a palestra “Ensino, Pesquisa e Extensão: segmentos isolados ou partes de um todo?” pelo professor do Instituto de Desenvolvimento Rural, Ribamar Furtado. Na ocasião, o palestrante fez uma série de reflexões tais como: o conceito de extensão universitária; o propósito social da Unilab; o papel do professor no atual contexto; a relação professor-aluno; dentre outras. Ele enfatizou a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão; a troca de saberes e conhecimentos científicos e populares; e a participação ativa da sociedade por todo o processo de um projeto de extensão.

Estudante Andressa Paola Sousa Silva

Estudante do curso de Enfermagem, Andressa Paola Sousa Silva

A estudante Andressa Paola Sousa Silva, do curso de Enfermagem, apresentou os resultados do projeto “Ações educativas sobre saúde cardiovascular para grupo de idosos”, em que foram realizadas palestras com grupos de idosos que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Redenção. Ao todo, foram promovidas oito sessões em que os participantes tiveram a oportunidade de obter informações sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. O projeto terá continuidade nesta próxima edição, agora com a ampliação para outros municípios do Maciço de Baturité. Andressa comentou as experiências adquiridas no decorrer do projeto: “proporcionou viver mais com o idoso e, para a nossa formação, foi algo totalmente novo”.

No período da tarde foram apresentados dois projetos sobre o Programa de Extensão Universitária (Proext) do MEC/SESU. O primeiro foi do curso de Agronomia, coordenado pela profª. Daniela Queiroz, com o tema “Semear alimentos e ideias: colher saúde e desenvolvimento”, em que serão estudados assuntos sobre meio ambiente e saúde. O projeto é justificado pela necessidade de avanços agrônomos na região, em especial Redenção (CE) e Acarape (CE), as quais, no geral, tem uma renda familiar, em média, baixa. A ação de extensão vai possibilitar uma troca de informações entre os graduandos e a comunidade, dando oportunidade aos estudantes terem mais experiência, assim como estender o conhecimento à população. Para a profª Danielle Queiroz, “as atividades irão possibilitar situações práticas, onde o saber acadêmico e o saber populacional podem se relacionar”.

Profª. Daniela Queiroz

Profª. Daniela Queiroz

O segundo projeto apresentado foi do curso de enfermagem, coordenado pela profª. Maria Auxiliadora Fechine, com o tema “Viva a vida: a contribuição da enfermagem no planejamento familiar e prevenção da gravidez na adolescência nas escolas públicas do município de  Barreira (CE)”. A atividade de extensão terá um caráter educativo e chamará atenção para a prevenção da gravidez na adolescência, incentivando o uso de preservativos, assim como de consultas pré-natais, levando em consideração os riscos de uma gestação na adolescência. A ação explicará as transformações hormonais que ocorrem nessa fase, possibilitando uma melhor compreensão para a comunidade. De acordo com a profª. Maria Auxiliadora, “o trabalho se justifica pelos altos índices de gravidez na adolescência sem planejamento”. Os dois projetos terão início em janeiro de 2014.

Profª. Maria Auxiliadora Fechine

Profª. Maria Auxiliadora Fechine

Em seguida, fazendo parte da programação do I Encontro de Extensão, Arte e Cultura, houve exposição dos projetos PIBEAC 2013/2014 pelos alunos de diferentes cursos. Entre os diversos trabalhos, teve um apresentado pelos alunos do curso de Agronomia, com o apoio da profª. Maria de Fátima Coelho, com o tema “Plantas medicinais e saúde. Os principais agravos de saúde em Piroás e Barra Nova, comunidades do município de Redenção (CE)”. Eles quiseram destacar que essas plantas têm uso disseminado junto às camadas mais populares da sociedade para o tratamento das doenças mais frequentes.

Apresentação de banner

Evalda Daio Santos (São Tomé e Príncipe); Amália de Souza (Barreira); Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Ana Lúcia Souza; e Antônio Ricardo da Cruz (Timor Leste)


Lista da apresentação de projetos do PIBEAC 2012 / 2013

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/09/Apresentacao-trabalhos-PIBEAC-2012-2013-Unilab-1-encontro-extensao-arte-e-cultura.pdf”]

Lista da apresentação de projetos do PIBEAC 2013 / 2014

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/09/Apresentacao-trabalhos-PIBEAC-2013-2014-Unilab-1-encontro-extensao-arte-e-cultura.pdf”]

Categorias