Hip Hop é o tema central do Projeto Café com Letras deste dia 11

Data de publicação  09/10/2013, 08:32

destaque-cafe-com-letras

A edição do Projeto Café com Letras do próximo dia 11 receberá a pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex) da Unilab, Ana Lúcia Silva Souza, que irá ministrar a palestra: “Letramentos de reexistência. poesia, grafite, música, dança: Hip Hop”. O evento será no Auditório do Campus da Liberdade, às 17h.

Sobre a palestra:

O foco da conversa é o movimento cultural Hip Hop como uma agência de letramentos e seus ativistas em suas comunidades de pertença e naquelas em que estão em contato. Tomando como base uma perspectiva sócio-histórica, a exposição busca explicitar que os letramentos singulares praticados por um grupo de rappers da Grande São Paulo permitiu-lhes redimensionar suas identidades, ressignificando papéis e lugares sociais a eles atribuídos pela sociedade brasileira. A pesquisa realizada teve como objetivo evidenciar a existência de uma reinvenção de práticas de uso da linguagem que os sujeitos realizam, levando em conta as experiências educativas – de que compartilham na esfera escolar, como estudantes – as experiências produzidas na esfera do cotidiano e as engendradas pelos movimentos sociais negros no Brasil, tornando-as próprias, o que pode contribuir para repensar os letramentos dentro e fora da escola.

A convidada:

Ana Lúcia Sousa Silva

Ana Lúcia Silva Souza

Ana Lúcia Silva Souza possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Campinas (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em letramento e relações raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: hip hop, identidade, juventude negra, educação e relações étnico-raciais.