Música e teatro fazem parte da programação da Quarta Cultural dessa semana

Data de publicação  14/10/2013, 14:32

O projeto de extensão Quarta Cultural Maciço de Arte realiza na próxima quarta-feira, 16 de outubro, às 18h, no anfiteatro (Campus da Liberdade), duas apresentações de diferentes grupos: uma de música e outra de teatro. A de música será pela Orquestra Filarmônica Infanto Juvenil de Redenção (Maestro Gladson Carvalho) e a de teatro com a E.E.E.P. Adolfo Ferreira de Sousa (Prof. José Clementino Neto), ambos os grupos são de Redenção/CE.

A programação dessa semana visa realizar algo com referência ao mês das crianças, tendo um olhar sobre elas como realizadoras de arte e cultura.

Essa ação é realizada pela Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex), através da Coordenação de Arte e Cultura.

Música Clássica

Orquestra Filarmônica Infanto Juvenil de Redenção

A Associação Artística Cultural e Educacional de Redenção (AACER) foi criada com o objetivo de dar oportunidade às pessoas tocarem instrumentos, buscando uma futura profissionalização.

Assim, em abril de 2011 iniciou o trabalho com inscrição para o curso, quando se apresentaram 75 alunos. A partir daí inúmeras apresentações foram realizadas tais como na Unilab, Fabrica Fortaleza e na Faculdade do Vale do Jaguaribe.

Escola Livre de Musica de Redenção 19.10 (7) (1)

E.E.E.P. Adolfo Ferreira de Sousa Auto da Barca do Inferno (Autor: Gil Vicente)

Publicado em 1517, foi encenada pela primeira vez na câmara da rainha D. Maria de Castela, na presença do rei D. Manuel I e de sua irmã D. Leonor, a Rainha Velha. A peça tem como cenário fixo duas embarcações, num porto imaginário para onde vão as almas no instante em que morrem. Uma barca é representada por um anjo, simbolizando o paraíso e a outra é representada pelo diabo, simbolizando o inferno. A ação se desenrola a partir da chegada dos personagens no porto, procurando encontrar a passagem para a vida eterna. Na peça, os personagens serão julgados segundo as obras que realizaram em vida.

O cenário da ação acontece em um mesmo ambiente, ou seja, os personagens mudam apenas de posição.

Auto da Barca do Inferno