Professores da Unilab participam de evento acadêmico sobre abolição e escravidão no Brasil e na França

Data de publicação  21/10/2013, 11:27

Entre os dias 21 e 25 de outubro, ocorrerá no Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) o I Encontro Internacional “Construção e elementos memoriais em torno da escravidão e do tráfico no Brasil e na França – Estudo comparativo de dois sistemas memoriais”. Na ocasião, participarão como palestrantes os professores da Unilab: Larissa Oliveira e Gabarra, Edson Borges e Robério Américo do Carmo Souza.

O evento é uma realização da UFC, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Toulouse II – La Mirail (UTM), da França, com o apoio da Capes, por meio do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). O encontro também acontecerá na UFPE do dia 29 a 31 de outubro.

Programação completa:

Dia 21

9h – Abertura

9h30 – 12h – Conferência: Memórias sobre a escravidão e abolição na França Metropolitana. Convidado: Richard Marin (Universidade de Toulouse)

Dia 22

9h30 – 12h – Minicurso: Memórias sobre a escravidão e abolição nas Antilhas Francesas. Convidada: Stéphanie Mulot (Universidade de Toulouse)

Dia 23

9h30 – 12h – Minicurso: Memórias sobre a escravidão e abolição nas Antilhas Francesas. Convidados: Stéphanie Mulot e Richard Marin (Universidade de Toulouse)

Dia 24

9h30 – 12h – Mesa-redonda I: Escravidão, abolição, resistências e memórias. Convidados: Joaquim Marcus de Carvalho (UFPE), José Bento Rosa da Silva (UFPE) e Edson Borges (UNILAB).

14h30 – 18h: Escravidão e abolição no Ceará. Convidados: Francisca Raquel da Costa, Jofre Vieira Teófilo, Raimundo Nonato de Souza, Eylo Fagner e Ana Sara Cortez.

Dia 25

9h30 – 12h – Mesa-redonda II: Escravidão, abolição, resistências e memórias. Convidados: Larissa Oliveira e Gabarra (Unilab), Robério Américo do Carmo Souza (Unilab) e Eurípedes Funes (UFC).