Semana do Livro e da Biblioteca na Unilab promove curso, palestra e lançamento de livro

Data de publicação  25/10/2013, 16:50

A Unilab iniciou na última quinta-feira (24) as atividades em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca que se estendem até terça-feira (29). O evento foi aberto com o minicurso “Utilizando as normas da ABNT para formatação de trabalhos de acadêmicos”, promovido pelas bibliotecárias da Unilab Mônica Silva e Silvana Araújo, no Auditório do Campus da Liberdade. O minicurso continuou na sexta-feira (25), no Campus dos Palmares.

semana da biblioteca

Bibliotecária Silvana Araújo ministrando o curso sobre as normas da ABNT

Fatima-portela-comemoracao-semana-do-livro-e-da-biblioteca-unilab-

Prof. Fátima Portela

Para a prof. Fátima Portela, diretora do sistema de biblioteca da Unilab, “esse é um momento importante, uma vez que chama a atenção dos alunos para a biblioteca, como além de uma sala para apenas empréstimo. A biblioteca é um grande laboratório de estudo e pesquisa com múltiplos discursos, onde as ideias dos autores circulam através dos livros. Queremos estimular que os alunos frequentem a biblioteca com prazer e devagar, despertar e chamar a atenção desse espaço”.

Prof. Fausto Antônio faz lançamento de dois livros de sua autoria.

A programação continuou com o lançamento dos livros “Vinte Anos de Prosa” e “Vinte anos de Poesia”, ambos do prof. Fausto Antônio, do Instituto de Humanidades e Letras. A atividade aconteceu na Biblioteca do Campus da Liberdade e reuniu estudantes, servidores e outros interessados. Com doutorado em Teoria Literária pela Unicamp, prof. Fausto é também escritor de poesias, romances e textos para teatro, com livros publicados e participação em coletâneas. Na apresentação, ele ressaltou que sua produção literária trata especialmente das relações étnico-raciais no Brasil. “O meu trabalho tem esse campo que me exige construir uma linguagem que recupere conceitos retirados do continente africano, uma cosmogonia de matriz negro-africana, e esse trânsito não passar pura e simplesmente pelo panfleto: ‘O escritor negro que faz um texto para denunciar que há racismo no Brasil’ ”, destaca ele.

Na página da Unilab no Facebook, é possível participar de sorteio dos dois livros do Prof. Fausto Antônio, que acontecerá neste dia 29. Os interessados em concorrer devem acessar o endereço www.facebook.com/unilabbrasil.

Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Hugo Consciência.

Para encerrar as atividades em comemoração a Semana do Livro e da Biblioteca, o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Hugo Consciência, realizou uma palestra para estudantes sobre o “Ato de Escrever”. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (29), no Auditório do Campus da Liberdade. Na ocasião, o convidado deu orientações em relação à leitura e escrita científicas, estimulando os estudantes iniciarem, o quanto antes, a prática de escrever. “Escrevam sobre o que gostam, não queiram imitar o modo de escrever das outras pessoas. Sejam simples, claros, convincentes e persuasivos, tentando construir argumentos com base nos autores que vocês já leram. Não existe um receituário para escrever, mas sim a prática”, destacou. Ao final, estudantes tiraram dúvidas sobre o assunto.