Reitora da Unilab participa da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, em Portugal

Data de publicação  28/10/2013, 16:03

A Unilab está sendo representada pela reitora, profª Nilma Lino Gomes, na II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, com o tema “Língua Portuguesa Global – Internacionalização, Ciência e Inovação”. O evento acontece em Lisboa (Portugal), nos dias 29 e 30 de outubro. O foco no tema é discutir diferentes perspectivas e projetar ações que dinamizem a relação entre a Língua Portuguesa e a divulgação do conhecimento e da inovação por todo o mundo.

II conferencia da lingua portuguesa

Um dos objetivos da conferência é, também, apresentar o “Plano de Ação de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projeção da Língua Portuguesa”. Esse plano visa uma série de medidas para a introdução da língua portuguesa como idioma de trabalho no plano internacional, como por exemplo, na Organização das Nações Unidas, com a publicação de documentos da Assembleia-geral e do Conselho de Segurança, em português, assim como em outros organismos internacionais. A língua portuguesa é a sexta mais falada no mundo (quinta na internet, terceira em setores da economia mundial) e é oficial em cerca de 20 organizações internacionais.

A II Conferência acolherá acadêmicos dos países de língua portuguesa, assim como ministros da CPLP. A reitora, que representa a Unilab na comissão de honra, participará de mesa redonda com o amplo tema “Educação e Desenvolvimento – o papel da língua portuguesa nestes âmbitos”.

As atividades podem ser acompanhadas, em transmissão direta, através do seguinte link: http://conferencialp.org/