Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab é destaque em conferência sobre a língua portuguesa em Lisboa

Data de publicação  31/10/2013, 13:56
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A experiência da Unilab foi apresentada pela reitora Nilma Gomes nesta quarta-feira (30) durante a mesa redonda “Educação e Desenvolvimento”na 2ª Conferência Língua Portuguesa no Sistema Mundial, em Lisboa. O evento, que começou terça-feira (29) e terminou ontem (30), foi realizado na Universidade de Lisboa, com a participação de pesquisadores, estudantes e dirigentes de universidades lusófonas, além de especialistas e gestores de organizações públicas e privadas dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

20131030_165106

Durante a apresentação, a reitora da Unilab fez um breve relato sobre a missão da universidade de promover a Cooperação Sul-Sul no âmbito da CPLP e também descreveu a situação atual da instituição, como infraestrutura física, corpo docente e discente, programas de assistência estudantil,  projetos internacionais e ações voltadas às áreas do esporte, arte e cultura. Nilma Gomes encerrou o discurso lançando um olhar para o futuro. “Queremos avançar na nossa missão, ampliando a infraestrutura da universidade nos diversos campi em que ela está presente e também na consolidação da política de Cooperação Sul-Sul proposta pelo Brasil. Temos ainda que fortalecer a pós-graduação e aprimorar os processos de acesso e permanência dos nossos estudantes, principalmente os estrangeiros. Outro desafio é criar mecanismos para a internacionalização da Pesquisa e da Extensão”, disse Nilma Gomes.

20131030_164704

A missão da reitora em Portugal começou na última segunda-feira (28) e termina nesta sexta, 1º de novembro. Além de participar da Conferência Língua Portuguesa no Sistema Mundial, a professora Nilma cumpre agenda do projeto RIPES (Rede das Instituições Públicas de Educação Superior), com uma série de reuniões na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Embaixada do Brasil em Portugal. Amanhã (1º), está agendada reunião na Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). A reitora foi a Lisboa acompanhada da pró-reitora de Relações Institucionais (Proinst), Socorro Rufino, responsável pela articulação direta do projeto e pelas relações internacionais. Nesse momento, as duas dão os encaminhamentos para a construção das bases operacionais da Ripes, como a inauguração da sala do projeto a ser instalada na sede da CPLP, em Lisboa, onde vai funcionar o escritório da Rede.

Nesta quinta-feria (31), Nilma Gomes e Socorro Rufino vão a Coimbra para assinar um convênio de cooperação entre a Unilab e o Instituto Politécnico de Coimbra, além de visita e reunião com o reitor da Universidade de Coimbra. As duas embarcam de volta para o Ceará na tarde desta sexta-feira.

Categorias