Unilab comemora Independência de Angola nesta segunda-feira (11)

Data de publicação  07/11/2013, 14:57

Nesta segunda-feira (11) será comemorado o Dia da Independência de Angola, no Campus da Liberdade, Redenção (CE). As atividades acontecem durante todo o dia, começando com um almoço comemorativo, no Restaurante Universitário (RU), ao som do DJ Manuel Geremeis (Angola), e continuam com as programações artísticas, às 18h30. A programação artística é dedicada à cultura angolana, valorizando sua história, assim como suas tradições.

Sobre a independência de Angola

A República de Angola, um país da costa ocidental de África, foi colônia de Portugal até 1975. No dia 10 de novembro deste ano, foi proclamada a independência da Angola pelo Governo Português, mas ela só foi efetivada no dia seguinte, no dia 11 de novembro. A partir dessa época, os partidos políticos, Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), dão início a uma guerra civil, que dura até 2002.

Angola é hoje o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana. A economia do país tem crescido fortemente, mas o índice de corrupção é um dos mais altos do mundo e o Desenvolvimento Humano é ainda baixo.

Programação:

12h

Almoço comemorativo com feijoada angolana com música do Dj Manuel Geremeis (Angola)

Local: Restaurante Universitário (RU)

18h30

Programação artística e cultural (danças, teatro, músicas, poesias e vídeos)

Local: Anfiteatro

21h30

Entrega da premiação do 5º Torneio Esportivo Independência. Essa edição é alusiva a Brasil, Guiné Bissau e Angola.